Pernambuco fechou o ano de 2024 com duas importantes notícias na área da segurança pública. O último mês do ano registrou a maior redução de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) – ou homicídios – dos últimos 11 anos e, na comparação com 2023, de janeiro a dezembro o Estado diminuiu esse em 5,4%. As informações foram detalhadas nessa segunda-feira (6), durante reunião de monitoramento do Programa ‘Juntos Pela Segurança’, realizada semanalmente na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), área central do Recife. A vice-governadora Priscila Krause liderou o encontro.
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), em dezembro de 2024 Pernambuco registrou 290 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). No mesmo mês do ano anterior foram 344 registros, ou seja, tivemos uma redução de 15,7% no número de homicídios. No acumulado do ano a retração foi de 5,4%, com 3.639 boletins de ocorrência em 2023 e 3.441 casos em 2024.
Após a reunião, Priscila Krause ressaltou os bons resultados obtidos dentro do Juntos Pela Segurança em diversos outros indicadores. “Além dessa redução nos homicídios, também celebramos outras quedas significativas, como nos crimes contra o patrimônio, roubo e furto de veículos, crimes em coletivos, crimes contra a mulher, feminicídios. Este é um trabalho que não para e que não há medida de esforços para que ele possa acontecer de maneira exitosa”, pontuou.
Expectativas para 2025
Secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira afirmou que a expectativa é de que em 2025 os números conquistados no ano passado possam se tornar ainda melhores. “Esses resultados nascem de um diagnóstico detalhado e preciso que, juntamente com o comprometimento e trabalho integrado das nossas forças de segurança, nos permitiu entender os problemas e otimizar os recursos que já estavam disponíveis. Com o nosso trabalho diário, vamos continuar avançando na construção de uma segurança pública mais eficiente e próxima da população”, cravou.