Os pequenos estudantes da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, no bairro Argemiro, em Juazeiro (BA), receberam visitas especiais ontem (23). A Secretaria de Saúde (Sesau) convidou a Chapeuzinho Vermelho, a Vovó e até o mosquito Aedes aegypti para orientar os alunos sobre os cuidados para evitar a reprodução do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As personagens fazem parte da peça teatral ‘Chapeuzinho Vermelho x Aedes aegypti’, organizada pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) da Sesau. Através da fantasia do teatro, as profissionais contaram para os alunos, com idades entre 6 e 8 anos, sobre a necessidade de combater o mosquito. “É muito importante orientar as crianças, porque elas levam o que aprendem para seus irmãos, para os pais e para toda a vizinhança, propagando as informações. E quando se ensina de forma lúdica, é ainda melhor”, comentou a diretora da escola, Cida Miranda.
Mobilização contra arboviroses
A atividade na escola faz parte das atividades da Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses Urbanas, iniciada em Juazeiro no último dia 18 de novembro. Além das visitas domiciliares dos agentes de endemias, também estão sendo realizadas atividades educativas. “Estivemos aqui na escola com a peça e visitamos Unidades Básicas de Saúde para conversar com as pessoas que aguardavam atendimento. Reforçamos a importância de cuidar dos locais que acumulam água e são os pontos de reprodução do mosquito”, explicou a supervisora do NEPS, Regina Alves dos Santos.
Prevenção
É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Vale destacar que ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.