Na sua primeira entrevista ao Blog depois de tomar conhecimento de que receberia o apoio dos vereadores da oposição na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro, o vereador Pedro Filho (PR) disse ter ficado ao mesmo tempo “surpreso e feliz” com a informação, a qual lhe foi repassada, minutos depois do anúncio oficial, pelo líder da oposição, Alex Tanuri (PSDB).
Ele confirmou o que foi dito por Tanuri ao Blog na última quinta-feira (13), de que não houve reunião anterior à decisão.
Divisão de poder
Segundo Pedro Filho, o que pesou foi o fato de a oposição não ter força para eleger um presidente e por isso optou pela divisão de poder, considerando que sendo o prefeito do PCdoB (Isaac Carvalho) e o vice do PT (Irmão Francisco), ter um presidente da Câmara integrante de um desses dois partidos não interessaria a eles.
Independência
Pedro Filho diz entender que ao receber o apoio do bloco oposicionista, sente-se ainda mais responsável. “Quando você recebe o apoio da oposição, é preciso entender como presidente da Câmara que ali é um poder independente. Sou aliado de primeira hora do prefeito Isaac, apoiarei seu governo, mas na presidência da Câmara terei uma postura independente”, declarou.
Se for eleito no próximo dia 1° de janeiro de 2013 (o que é provável), Pedro Filho ressalta que trabalhará para fortalecer as comissões e agregar vereadores experientes, como Damião Medrado (PSD), aos mais jovens. (De Rinaldo Lima/para o Blog)