O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou entre os dias 13 e 15 deste mês um atendimento especial para a comunidade indígena Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira (Agreste). A unidade móvel do TRE-PE foi levada até o distrito de Vila de Cimbres, dentro da terra indígena, ficando estacionada em frente à Escola Estadual Intermediária Monsenhor Olímpio Torres. Neste período de três dias, foram realizados 299 atendimentos entre alistamento (primeiro título), regularização da situação eleitoral, emissão de multas, transferência de domicílio eleitoral e emissão de 2ª via do título, além da atualização de dados cadastrais.
É a primeira vez que a unidade móvel do TRE-PE realiza atendimento no território indígena Xukuru do Ororubá. Esta iniciativa do tribunal está inserida em uma ação estratégica de levar os seus serviços para comunidades indígenas e quilombolas do Estado.
Uma das novidades no atendimento à população de Vila de Cimbres foi a possibilidade deles incluírem no cadastro eleitoral sua etnia e a língua indígena. Todo o atendimento foi coordenado pela equipe da Corregedoria, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e do Cartório Eleitoral de Pesqueira.
A ida da unidade móvel ao território indígena foi um compromisso anunciado pelo presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, em junho, durante a apresentação na comunidade do Projeto ‘Eleitora e Eleitor do Futuro’, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Na ocasião, o município de Pesqueira ainda não contava com a retomada da coleta biométrica dos eleitores, por isso precisou ser reagendada. Mas com a retomada da biometria no município, foi possível deslocar a unidade móvel para realizar o atendimento completo dos eleitores e eleitoras, incluindo a coleta biométrica. As informações são do TRE-PE.