Moradores do Assentamento Antônio Conselheiro ocuparam hoje (14), pela segunda vez, o prédio da prefeitura de Abaré, no norte da Bahia. Os manifestantes – índios da Aldeia Tuxi – pedem melhorias para a comunidade e cobram as promessas feitas pela administração, que havia firmado acordo com os moradores durante uma manifestação ocorrida no final de 2013.
Na oportunidade, o município garantiu que disponibilizaria médico para o assentamento a cada quinze dias. Além disso, a prefeitura também teria prometido outras melhorias como coleta de lixo, cadastramento dos assentados junto aos postos de saúde, transporte escolar entre outros.
Mas os assentados garantem que, apesar do acordo ter sido homologado, o município não vem cumprindo as promessas. “Não foi o que se esperava. Nós queríamos médico pelo menos uma vez na semana, mas esperamos não ter que invadir mais nenhum órgão público e que o prefeito em exercício assuma o que foi acordado perante o juiz desta comarca”, disse coordenador do assentamento, Epifânio Barros.
Ainda segundo ele, no assentamento onde moram cerca de 1.500 pessoas faltam serviços básicos de saúde e educação. Epifânio garante que os manifestantes permanecerão no local até que o prefeito Benedito da Cruz cumpra o prometido. O Blog reserva espaço, caso algum representante da administração queira se pronunciar. (foto: reprodução)