Pelas redes sociais, vereador de Orocó faz desabafo: “Eu não desisto”

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2017 às 16:00

O atual cenário econômico de Orocó (PE), no Sertão do São Francisco, levou o vereador Ismael Lira a fazer um desabafo contundente pelas redes sociais.

Lira lamentou a falta de empregos, as empresas fechando suas portas, a iminência da agência do Banco do Brasil encerrar as atividades no município e a diminuição das safras agrícolas, uma vez que Orocó tem na agricultura uma de suas fontes de renda. “Não vamos nos calar, jamais desistir. Vamos lutar, sim”, afirmou.

Confiram a íntegra do desabafo:

Estamos assistindo a nossa cidade retroagir, a economia encolher, o emprego sumir e empresas fecharem suas portas. Sabemos que a crise nacional também afeta nosso município, porém temos consciência que o principal fator desse retrocesso é a crise municipal que estamos enfrentando.

Nossas principais fontes de renda no município são o funcionalismo público, aposentados e pensionistas do INSS, Bolsa família e a agricultura. Porém, com a falta do Banco do Brasil em nossa cidade, estamos vendo os cidadãos orocoenses irem retirar seus vencimentos em cidades vizinhas e deixando no comércio de lá a maior fatia dos seus salários. O medo de transitar nas perigosas BRs de Pernambuco, com o seu sustento do mês, os obrigam a tomar esse atitude.

Sofre o cidadão, que está arriscando sua vida, e sofre a economia local pela falta de dinheiro girando no município. Em audiência pública há quinze dias, pedi ao prefeito do município de Orocó que tome as rédeas dessa situação. Solicitei a ele que busque um entendimento com o superintendente do banco em Pernambuco, e se for realmente colocada a triste realidade que o banco irá encerrar suas atividades no município, o Poder Executivo de Orocó deve tomar as medidas cabíveis para que outra agência venha atender o nosso povo.

A prefeitura de Orocó tem quase mil contas vinculadas ao banco, gerando um enorme lucro à mencionada empresa. Se não houver outro meio o prefeito deve imediatamente abrir um processo de licitação, leiloando a folha de pagamentos de Orocó, sendo que o banco que oferecer o atendimento mais amplo a nossa gente deverá ganhar a licitação e a folha de pagamento do nosso município, o que não pode acontecer é esperarmos mais um ano para isso acontecer. Está sofrendo o povo e a economia está morrendo.

Outro fator que influencia o agravamento do cenário atual é a diminuição das safras agrícolas de Orocó. Sabemos que a maioria esmagadora dos nossos munícipes residentes na área rural do nosso município tem como base do seu sustento a agricultura. Infelizmente o agricultor está perdendo espaço, e não estamos vendo nenhuma atitude por parte do Poder Executivo de Orocó. Só o que enxergamos é a enorme omissão do poder público municipal com aqueles que fazem parte da base da nossa economia local.

Venho há algum tempo cobrando do prefeito que coloque em funcionamento o trator que está abandonado na Ilha Grande, e que coloque o trator que está fazendo a coleta de lixo para trabalhar para o povo. É um absurdo sabermos que nosso município tem dois tratores novos e nenhum deles está trabalhando para o pequeno agricultor. A prefeitura precisa incentivar a agricultura e ajudar os pequenos agricultores nas suas safras. É inaceitável o descaso que nossa agricultura vem sofrendo.

Espero que o trator que está na ilha seja colocado em funcionamento e possa estar beneficiando aquelas comunidades e o que está carregando lixo seja também coloca para trabalhar para o povo, as comunidades rurais do nosso município esperam ansiosos por esses bens públicos que devem beneficiá-los.

Nosso povo não aceita o retrocesso, nós iremos lutar, iremos resistir, não vamos nos calar, jamais desistir! Nossa gente é forte, é capaz, é guerreira , é persistente. Não baixemos nossas cabeças por motivo algum. Espero que aquele que está com a caneta e o poder na mão pare de se omitir de suas responsabilidades e haja como um verdadeiro representante do povo.

Vamos lutar sim!!!

Ismael Lira/Vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários