Pelo 4º mês consecutivo, número de roubos de veículos cai em Pernambuco

por Carlos Britto // 17 de agosto de 2023 às 06:38

Foto: Carlos Medeiros/SDS-PE

Desde abril deste ano, os dados de roubos de veículos em Pernambuco apresentam uma redução mês a mês. As estatísticas divulgadas no site da Secretaria de Defesa Social (SDS) registram: 1.362 ocorrências em março, 1.353 em abril, 1.214 roubos em maio, 1.071 em junho e 953 em julho. Somente no mês de julho deste ano tivemos uma redução de 4,1% (953 carros roubados), que corresponde a uma diferença de 41 veículos comparado a julho de 2022 (994 carros roubados).

Segundo a pasta, o resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança no Estado, que vêm atuando diuturnamente para reduzir a criminalidade no Estado. Por outro lado, em todo o país, o número de roubos e furtos de veículos vem crescendo (3,5% e 18% respectivamente), como apontaram os dados de 2022 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Pernambuco, apesar do número ainda ser alto, o comparativo mês a mês de 2023, apresenta um gráfico de redução a partir de abril. Em maio, as operações ganharam um reforço com a criação e a implantação da Força-Tarefa Veículos, que reúne as Polícias Militar, Civil, Científica, Centro Integrado de Inteligência da Defesa Social e, como convidado permanente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Operações

Um dos frutos da FT Veículos foi a Operação de Repressão Qualificada ‘Mercância’, deflagrada em junho para desarticular uma organização criminosa responsável por roubo e receptação de veículos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na ocasião foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no Recife e em Paulista. Outras operações, como a Hemóstase, seguem sendo deflagradas para coibir a atuação de organizações criminosas que atuam na Capital e Região Metropolitana do Recife. A SDS também tem investido em capacitação de seus profissionais para atuarem no enfrentamento ao roubo e furtos de veículos de forma a garantir o combate efetivo e eficiente dessa prática delituosa. Só em julho, 218 pessoas foram conduzidas em flagrante por crimes contra o patrimônio e 484 armas foram apreendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários