Num posicionamento em conjunto, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) – através da 2ª, 3ª e 4ª Promotorias de Justiça de Cidadania -, o Ministério Público da Bahia (MPBA) – por meio da Promotoria de Justiça de Saúde de Juazeiro (BA) – e o Ministério Público Federal em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), voltaram a cobrar que as orientações da Organização Mundial da Saúde acerca do isolamento social, como forma de prevenção ao avanço do novo coronavírus, sejam obedecidas.
Em nota enviada ao Blog, os órgãos justificam esse pedido. Confiram:
A Organização Mundial da Saúde, e no Brasil a Fiocruz (umas das principais referências em pesquisa na área de saúde no país e no mundo) de posse dos dados de casos e mortes confirmados, causados pela pandemia que vem dizimando milhares de pessoas, vêm orientando que a melhor forma de controle do Covid-19 é a prevenção. O diretor geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus afirma que não se consegue parar essa pandemia se não se sabe quem está infectado.
Ocorre que para combater é preciso conhecer. Para que conheçamos, é necessário que sejam feitos os testes. Estados e Municípios não dispunham de testes suficientes quando a doença começou a se proliferar– o que tem sido persistentemente buscado pelas autoridades. Diante disso, na situação de doença comunitária, os testes têm sido feitos apenas em casos de natureza grave. Por conseguinte, os dados divulgados não expressam a realidade local, já que as pessoas que não são testadas continuam disseminando a doença – sobretudo no Vale do São Francisco, que se destaca pelo agronegócio de exportação.
Os Municípios de Petrolina e Juazeiro, que em condições normais já não possuem leitos suficientes para atender a demanda da região, não terão condições de suportar o aumento de todos os casos que ocorrerem. Quando se fala que não dispomos de leitos e equipamentos suficientes, não estamos querendo cair na vala comum, queremos demonstrar apenas a gravidade da situação.
O isolamento tem sido recomendado como forma de não disseminar o vírus, já que não temos a real dimensão do alcance da doença por não dispormos de testes. Os relatórios divulgados até o momento tomam como base só os doentes graves que se encontram em unidades de saúde e os que morreram dentro delas. Dessa forma não servem para gerar estatísticas e contribuem para que pessoas com sintomas leves continuem propagando o vírus.
As normas sanitárias de ordem federal, estadual e municipal foram expedidas de forma restritiva. Referidos entes federativos se fundamentam nas orientações exaradas pela OMS, que detêm dados oriundos de estudos científicos orientados por casos do mundo inteiro. Qualquer conduta que seja dissonante da legislação mencionada, é passível de responsabilização civil, criminal e administrativa.
Petrolina, 28 de março de 2020.
Esses burocratas não enxergam um palmo. Vivem numa redoma de vidro. Tem o salário garantido. Comecem reduzindo seus gordos salários.
Tem posições científicas afirmando que não é o momento de fechar tudo. Citam a OMS sem nenhum conhecimento. Os modelos de países de clima frio não se aplicam a Petrolina. Vamos retornar aos poucos as nossas atividades, mantendo as regras de higiene. Esses Srs deviam prover meios para testes em larga escala, para reduzir os custos de fechar as cidades.
Pessoal, existe uma vaquinha coletiva organizada por médicos, empresários, outros profissionais de saúde e de outros segmentos. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/compra-de-respiradores-para-coronavirus.
Vocês se quiserem procurem nos blogs e instragram para verificar a veracidade.
o objetivo é comprar respiradores e EPI para enfrentar a crise na saúde por conta do Coronavírus , COVID19
1-Esse Diretor da OMS é sabidamente um comunista, e está a serviço da CHINA. Vai ser a maior recessão do mundo, menos na China que já tinha tudo preparado.
2-A contaminação tem as mesmas características de gripe, logo não tem como correr dela, estejamos confinados ou não.Alguns apresentarão os sintomas outros não. Alguns morrerão outros não, mas para que o vírus perca força é preciso que o humano adquira os ante-corpos, e só se adquire o ante-corpo se em contato com ele. Os idosos como eu, são os mais suscetíveis a pegar o metrô, portanto temos de nos precaver.
3-O futuro é sombrio e niguem sabe quem está certo, principalmente porque a IMPRENSA faz campanha contra o Governo abertamente, não informam a verdade, isso porque o Governo reduziu drasticamente os caminhões de dinheiro em publicidade inúteis e na compra da imprensa. Esse CONGRESSO que aí está não quer Governo sério, quanto mais bagunça melhor para muitos congressistas que não querem ver suas fortunas investigadas, são contra a LAVA JATO e a CPI da Toga, tem culpa no cartório, eles querem a todo custo derrubarem o Governo. Se nos reportarmos a Color de Mello, eu me lembro muito que ele caiu porque “não negociou, não transigiu, não fez fisiologismos e por isso caiu” palavras de PC Farias quando entrevistado por Roberto Cabrine. E como sabemos, esse Governo que aí está não compra apoio, nem de imprensa, nem de CONGRESSO, nem de UNE, nem de OAB que juridicamente não existe, nem de STF. Por isso eu digo que o futuro é incerto, mas sou de opinião que não precisa todo mundo ficar sem trabalhar, isso só vai aumentar a recessão. O que vimos no Brasil dos últimos Governos, foi muita roubalheira dos dinheiros da saúde por políticos indecentes, governadores indecentes, não é atoa que o Ex-governador da Paraíba está com tornozeleira eletrônica, roubou exatamente da saúde, o atual governo está sendo investigado pelo mesmo esquema, logo eles não se preocupam com saúde, mas de tirar dinheiro da saúde. O certo é que o povo não aguenta mais tanta hipocrisia e roubalheira. Viva a Lava Jato, viva o Moro e Viva o Bolsonaro.
Ei, eu fiz um comentário e quero vê-lo publicado