Celeiro de boas promessas no esporte amador, Juazeiro (BA) mostra mais um desses talentos. O pequeno Pedro Vinícius, de apenas 10 anos, vem se destacando nas competições da Federação Baiana de Judô (Febaju) e está a poucos pontos de confirmar o título de melhor da Bahia.
A conquista mais recente do prodígio foi o título de Campeão da Super Etapa do Circuito Baiano de Judô, realizada no último fim de semana – sexta (14) e sábado (15) – na cidade de Ribeira do Pombal.
Em 2018 Pedro Vinícius participou de seis competições da Febaju na categoria Sub-11 Masculino Meio Médio. Foi campeão em cinco destas etapas e vice em apenas uma. No ranking oficial da Federação, ele aparece em 1º lugar com 100 pontos, contra 30 do 2º colocado (o ranking ainda não foi atualizado com os pontos da última etapa).
Vale destacar que as competições da Febaju são oficiais e o único caminho para grandes competições nacionais e internacionais, pois tal Federação é vinculada à Confederação Brasileira do Judô (CBJ), que por sua vez é inscrita na Federação Internacional de Judô (FIJ) e reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Jiu Jitsu
Pedro também é um promissor atleta de Jiu Jitsu e sempre que pode, participa de competições desta modalidade, sendo campeão da 4ª Etapa do Campeonato Baiano (FBJJ) e campeão do Open Pernambuco (FPJJ) – ambos em 2018. No entanto, esse sucesso nos esportes não vem sem custo. Para se manter no topo da sua divisão, o atleta se submete semanalmente a quatro treinos de judô, dois de jiu jitsu e três de fortalecimento, com super bands para evitar lesões.
Para a família do pequeno campeão, o maior desafio é entender o tanto que o esporte cobra para competir em alto rendimento e saber conciliar isso com o estudo e o lazer que a infância requer, e o acompanhamento dos pais é fundamental para aliar o sucesso do garoto ao seu desempenho escolar.
Nas contagens não oficiais da família, Pedrinho já participou de 29 competições de Judô, obtendo 23 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. No Jiu Jitsu foram 18 competições com 12 ouros, 4 pratas e 2 bronzes. As conquistas e a rotina do pequeno já inspiram muitos atletas e entusiastas do esporte. Os interessados podem segui-lo pelo seu Instagram (@pedroviniciusjj) e se inspirar no exemplo de Pedrinho.
Sem dúvidas que Pedro é um menino de ouro! Pratica esportes e ainda é um menino dedicado na escola.
Muito bom artigo.
Como avô do Pedro só me resta agradecer.
Muito bom artigo.
Com certeza será em breve muito conhecido nacionalmente.
Sucesso!
Bahia na esperança do rumo às olimpíadas. Voa, Pedrinho!
Esse menino vai longe, a dedicação e o foco dele é surpreendente para sua idade. Continue assim, seu futuro é brilhante.
Parabéns, Pedrinho!!! Tem um grande potencial!!! Sou seu fã. ;)
Conheço ele. É atleta do Judô Juazeiro. Fera d+. Já sigo no instagram. Beijo Pedrinho. Vai com tudo. Já deve ter muito clube de Salvador de olho em você, viu? Boa sorte.
Grande atleta!! Determinação, persistência e responsabilidade. Vai longe!!
O Pedro é um pequeno atleta que ja busca está sempre entre os primeiros, treina muito para isso. Ele está colhendo o que planta. Não posso deixar de destacar o apoio dos pais dele, que sempre está presente em tudo, esse apoio é o mais importante de todos.
Muito obrigado, Sensei. Bom de mais contar com seu apoio.
Grande lutador, tem suas metas, seus objetivos, vem de uma grande equipe: judocas de Juequipe. Determinado, observador nas suas lutas, não aquele que chega e vai e sim aquele que chegou para validar sua luta a seu favor, vaidoso e muito estiloso, parece mais um modelo ou um outdoor. Parabéns Pedro Vinícius, suas vitórias nos orgulha como cidadãos jacuipense, aquele abraço.
O mundo é pequeno para o sucesso desse garoto! Muito sucesso daqui pra frente.
O mais dedicado que ouvi falar. O menino vai longe.
Menino de ouro! Esse garoto ainda vai chegar muito longe.
Sigo há algum tempo. Menino de ouro esse Pedrinho.
Vc vai longe Pedro, parabéns campeão!
Vi Pedro no último campeonato, fera demais!
Esse menino é sucesso garantido!