Uma cena que já se tornou recorrente em Petrolina foi registrada na BR-428, nesta segunda-feira (27). Um comunitário flagra o momento em que vários cavalos se alimentam às margens da rodovia. Alguns deles cruzam perigosamente a pista e por pouco não são atropelados, podendo ter causado um sério acidente.
Indignado, o morador critica duramente os donos dos animais, que são os maiores responsáveis. “Quando um acidente acontece, o proprietário não aparece para pagar os prejuízos. E nós, que somos motoristas, motociclistas, estamos à mercê de um acidente. Mas se pegar um animal desses pelo cabresto, aí eles vão dizer que é roubo”, desabafou, num vídeo divulgado nas redes sociais.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, tem um trabalho diuturno voltado à captura de animais de grande porte no perímetro urbano da cidade. Após recolhidos, os bichos são levados a um curral localizado na área da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade, onde ficam retidos até serem procurados por seus tutores, que estão sujeitos aplicação da lei. Casos os donos não apareçam, os animais podem ser colocados para adoção.