Os perímetros irrigados Salitre (em Juazeiro) e Pontal Norte (em Petrolina) receberão investimento de mais de R$ 24 milhões. A boa notícia foi divulgada pela Codevasf, nesta terça-feira (7). Os recursos, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinam-se à aquisição de equipamentos.
Para o Salitre, a empresa contratada pela Codevasf, por meio de seleção pública, está responsável pelo fornecimento, transporte, carga e descarga de cinco conjuntos de motobombas, a serem instalados nas Estações de Bombeamento (EBs) 100, 200, 300, 400 e 500 da segunda etapa do projeto.
O conjunto de motobombas viabilizará a capacidade hídrica do perímetro para implantação da segunda etapa do Salitre, além de reforçar a capacidade hídrica existente na primeira etapa, que já está em funcionamento.
“Os equipamentos vão aumentar a capacidade de bombeamento, assegurando o abastecimento e a capacidade operacional da água das etapas 1 e 2”, explicou o chefe da Unidade Técnica Hidroeletromecânica da Codevasf, Marcelo dos Santos.
Pontal Norte
No Pontal Norte, outra empresa está responsável pelo fornecimento, capacitação, carga, transporte e descarga de 33 medidores eletromagnéticos de vazão. Os medidores eletromagnéticos fazem parte de uma série de equipamentos hidromecânicos – como bombas, comportas, tubulações e válvulas – que a Codevasf está adquirindo para otimizar a implantação do Pontal Norte.
Os equipamentos serão instalados após a conclusão das obras do perímetro irrigado. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)