Com o período chuvoso na região, é necessário ter mais cuidados com a água limpa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, doenças conhecidas como arboviroses). O alerta é da Prefeitura de Juazeiro (BA).
O supervisor do Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde (Sesau), Diego Alves, reforça a importância para ações simples, mas que podem evitar a proliferação do mosquito, como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Segundo o supervisor, os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. “Além dos cuidados que a população deve ter, os agentes de endemias seguem com seu trabalho de combate e orientação. Pedimos o apoio para que a população receba os nossos profissionais e colaborem”, ressaltou.
Diego Alves informa ainda que, além das visitas dos agentes de endemias, são realizadas atividades educativas nas comunidades. “O trabalho é feito durante o ano inteiro, mas fazemos esse reforço com a proximidade do período chuvoso. Então, todo cuidado é pouco. E caso alguém apresente algum sintoma de dengue, chikungunya ou zika, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para ter assistência médica. O Núcleo de Endemias está à disposição de toda a população para tirar dúvidas e levar mais saúde a cada cidadão”, afirmou. O núcleo fica localizado à Rua Visconde do Rio Branco, nº 11, Centro.
Arboviroses
As arboviroses são um grupo de doenças sazonais causadas pelos ‘arbovírus. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações.