Período chuvoso na Bacia do São Francisco tem previsão para outubro, mas vazão de Sobradinho deve aumentar para manter nível do Lago de Itaparica

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2018 às 17:00

Lago de Sobradinho, no norte da Bahia. (Foto: Divulgação)

O período úmido na Bacia do Rio São Francisco deve ocorrer no próximo mês de outubro, segundo previsões da equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgadas na última segunda-feira (3), durante reunião pública realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em Propriá (SE). O encontro serviu para discutir os impactos de uma enchente no São Francisco.

De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Modelagem, até o início do período úmido da bacia não há previsão de precipitações consideráveis no São Francisco. Ele explicou que o período chuvoso se caracteriza com o registro de, pelo menos, 3 mm (milímetros) de chuva, por no mínimo cinco dias seguidos. “E essa previsão só existe para meados do próximo mês”, ressaltou Seluchi.

Diante do cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reforçou que as premissas na bacia do São Francisco são de uma defluência de 267 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, devendo aumentar para 275m³/s no final de setembro e 285m³/s no final de outubro.

Sobradinho

Além disso, o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, opera com 700m³/s e deverá aumentar para 720m³/s no final de setembro, para manter o nível mínimo de 20% em Itaparica, em Pernambuco, enquanto que a média de Xingó, em Alagoas, permanece em 598m³/s. Conforme os números, até o dia 1º de outubro o volume útil de Três Marias deve sair de 38,81% atualmente para 35,34%; o de Sobradinho, de 28,55% para 25,57%; e  o de Itaparica, de 21,83 para 20,18%.

Período chuvoso na Bacia do São Francisco tem previsão para outubro, mas vazão de Sobradinho deve aumentar para manter nível do Lago de Itaparica

  1. Defensor da Liberdade disse:

    O Brasil possui a quinta maior reserva de urânio do mundo, e está no seleto grupo de países que dominam o enriquecimento de urânio. Porém o que vemos é o país com a sexta tarifa de energia mais cara do mundo (à frente da França que é totalmente dependente do urânio!), que explora suas hidrelétricas ao máximo resultando na degradação dos rios, além do uso das altamente poluidoras termelétricas, e do desperdício de dinheiro com as ineficientes usinas solares e eólicas. Garanto que se tivessemos mais usinas nucleares operando no país, não teríamos essas notícias de controle de vazão de um rio já muito debilitado. Esse país não é sério, eles brincam com o dinheiro e a dignidade das pessoas.

    1. Filósofo disse:

      A Alemanha também deve ser um pais que não é sério, por investe pesado em energia solar e eólica.

      1. Defensor da Liberdade disse:

        Eles já foram, hoje estão dominados pelo politicamente correto, agenda LGBT, e muitas outras porcarias que estão destruindo a identidade daquele país, e os ecochatos melancias (verdes por fora, vermelhos por dentro, se é que me entende…) é que estão pro trás da desativação das nucleares daquele país. E não pense que é uma medida acertada, é uma idiotice cavalar, o preço da energia já está aumentando, pois energia “verde” é uma babaquice completamente ineficiente, não produz energia de forma intermitente, é cara e polui mais que a nuclear, acredite ou não, tem vários estudos que comprovam isso. Os chucrutes estão reativando termelétricas à carvão para compensar a perda de produtividade com as fontes “verdes”. Parabéns para os ecochatos, mais poluição! Tem certeza que você quer mesmo essas porcarias por aqui? Sugiro você pensar um pouco mais e parar de acreditar nessas porcarias politicamente corretas. Nosso povo não pode pagar tão caro por algo tão inútil.

        1. Deus não existe disse:

          Só faltou você dizer que acredita também no amiguinho invisível (deus)?

    2. james disse:

      Se não fosse as usinas hidrelétricas, a vasão do Rio São Francisco tava menor ainda!

      1. Ademilson V. Melo disse:

        Com certeza James. Os “defensores da liberdade” em nome do desenvolvimento assassino, já mataram centenas de nascentes, córregos e riachos que alimentavam os grandes afluentes do Rio São Francisco. Hoje, todos os grandes afluentes do Rio São Francisco não passam de moribundos riachos. Os Rios Araguaia e Tocantins, já estão dando sinais de enfraquecimento e as causas são as mesmas que destruíram o Velho Chico…o progresso dos “defensores da liberdade”.

  2. Joaseiro disse:

    E a sede do comitê da bacia continua em Maceió, cidade esta que NÃO FAZ PARTE DO VALE DO SÃO FRANCISCO? “Pode isso, Arnaldo? Pode não, Galvão, a regra é clara”. Um absurdo jurídico.

  3. james disse:

    Se não fosse as usinas hidrelétricas, a vasão do Rio São Francisco tava menor ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários