A partir de abril, os pernambucanos poderão solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O anúncio foi feito durante uma solenidade realizada pelo governo do Estado na quinta-feira (21), na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, no Recife.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve presente no evento, que também contou com a participação do gerente do IITB, delegado Paulo Jean. Durante a solenidade, foi informado que um calendário será elaborado para indicar as prioridades de emissão do novo documento.
O sistema de solicitação permanece o mesmo e o agendamento deve ser realizado pelo site https://www.pecidadao.pe.gov.br/. De acordo com o delegado Paulo Jean, as primeiras identidades estarão disponíveis para pessoas acima de 60 anos. Com o passar de três meses, essa idade será reduzida para 49 anos e assim por diante.
O novo documento tem padrão nacional e número único para todo o país, o CPF. Ela estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação, permitindo a integração de dados de forma segura e em tempo real. Isso possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. Além disso, a nova carteira inclui tecnologias e elementos de segurança, como o QR Code, que facilita a verificação pela Segurança Pública e por unidades de atendimento público e privado.