Pernambuco descarta lockdown por enquanto, mas governo já conversou com Comando Militar do Nordeste

por Carlos Britto // 05 de maio de 2020 às 06:40

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

O Governo de Pernambuco poderá seguir o exemplo do Maranhão e adotar um lockdown, bloqueio que representa a medida mais severa na pandemia do novo coronavírus, mas por ora isso está descartado. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (4), o secretário de Saúde André Longo afirmou que a gestão estadual pediu ao Ministério de Saúde mais apoio para intensificar o isolamento, no entanto não teve nenhuma resposta até então.

“Nós fizemos questão de pedir para que houvesse uma manifestação pública, mas infelizmente não temos uma unidade nacional que nos permita trabalhar para construir um lockdown”, disse Longo. Nesta segunda-feira (4), a SES-PE confirmou 220 novos casos e 39 óbitos da Covid-19 no estado, que totaliza 8863 casos já confirmados, sendo 5470 graves e 3393 leves.

Apesar de achar importante uma definição por parte do Ministério, o secretário ressaltou que Pernambuco também não vai ficar totalmente dependente de uma posição federal. O Estado solicitou, através de ofício, o apoio do Comando Militar do Nordeste (CMNE), um dos que integram o Exército Brasileiro, para intensificar medidas de isolamento. Como já foi divulgado no sábado (2), também o governo também enviou ofícios para o Ministério da Saúde e ao presidente da Caixa Econômica Federal – CEF, Pedro Duarte Guimarães, no último sábado (2).

O Estado se colocou à disposição da instituição a estrutura do Centro de Convenções e as escolas públicas de ensino da Região Metropolitana para serem utilizadas como locais de orientação sobre o auxílio emergencial do governo federal.

Lockdown já

Mas se depender da deputada federal Marília Arraes (PT), a medida seria adotada imediatamente pelo governo estadual. Recurso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já adotado com resultados positivos por outros países, como Argentina, Portugal e Nova Zelândia. No Brasil, o Maranhão começará a adotar o lockdown a partir desta terça-feira (5). “Todos os países que optaram pelo lockdown mostraram o quanto a medida foi eficiente“, afirmou Marília, ontem (4). Com informações do Diário de PE.

Pernambuco descarta lockdown por enquanto, mas governo já conversou com Comando Militar do Nordeste

  1. João Alexandre disse:

    Eu só não entendo o por que de usar um termo em inglês. Como dizia o mestre ariano suassuna , pra se falar com brasileiro use a língua do brasil.

  2. Brasil disse:

    Parabéns João Alexandre, realmente insistem em desvalorizar nossa língua, querem americanizar tudo na comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários