A governadora Raquel Lyra terá que lidar com uma crise de segurança nunca vista. Segundo o Monitor da Violência, Pernambuco passou a Bahia e agora é o Estado com maior taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Nordeste. No ranking nacional, os pernambucanos só tiveram índice melhor que o Amapá. Os dados foram revelados na manhã desta terça-feira (12) pelo Portal g1.
Só em 2023, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco registrou 3.518 assassinatos, sendo 3.408 homicídios, 87 latrocínios e 23 lesões corporais seguidas de morte. Esses números fizeram o Estado atingir uma incômoda taxa de 38,8 crimes violentos para 100 mil habitantes. O índice representa o dobro da média nacional (19,9).
Foram assassinadas mais pessoas em Pernambuco que no estado de São Paulo, cuja população é de 44 milhões de habitantes, quase cinco vezes mais que pernambucanos (9 milhões). Outro dado preocupante é que houve crescimento na média de crimes violentos em Pernambuco (+5,5%) em relação a 2022. O índice vai na contramão do Brasil, que registrou queda de 4% no número de assassinatos.