Pernambuco poderá ser o 1º estado a reconhecer calamidade financeira dos seus municípios

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2023 às 13:25

Foto: José Bonifácio Lira/Amupe

A diretoria executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu nesta segunda-feira (20) com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, para retratar a difícil realidade fiscal que enfrentam os municípios, além de discutir ações que reconheçam o atual cenário. A expectativa da diretoria da Amupe é de que Pernambuco se torne o primeiro Estado a reconhecer a situação de calamidade pública decorrente da crise financeira do exercício de 2023. Na reunião foi acordado o envio, por parte dos municípios, dos decretos de calamidade à Alepe até a próxima sexta-feira (24), para votação em plenário na semana seguinte.

Segundo a presidente da Amupe, Márcia Conrado, “os municípios vivem um momento atípico e grave do ponto de vista fiscal. Com o decreto de calamidade, os gestores e gestoras terão mais reconhecimento jurídico e menos punição, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal ou parcelamento de contribuições previdenciárias, significando também o reconhecimento formal do estado da grave situação financeira dos municípios pernambucanos.

Na semana passada, a reunião foi com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, que também ressaltou a importância da participação do legislativo estadual nesse processo e reconheceu o momento difícil em que se encontram as prefeituras.

Pernambuco poderá ser o 1º estado a reconhecer calamidade financeira dos seus municípios

  1. Pulo disse:

    Esse povo merece cadê luladrao que mandou dinheiro para a Argentina apoiando um candidato que é do seu bando e deixou esses jumentos na mão faz L de ladrão e chora

  2. Bosco disse:

    Jumento procura se informar primeiro pra saber que gastou milhões da câmara. P campanha do Javier. ! Agora procure ler informações verdadeiras. E não a jovem pan. . O canal da mentira. Vcs não se cansa de passar vergonha. Há vcs não tem isso né

  3. GRS Santos disse:

    Quem não sabia que iria acontecer isso? Só lamento para os que acharam que tudo seria amor, peço a Deus que fique só nisso, mas duvido. se no primeiro ano de governo o déficit de 177,4 bilhões, fora os 54,1 bilhões de superávit em 2022 que o Bolsonaro deixou, então o rombo é maior do que estão anunciando.

  4. Coco Seco disse:

    Calamidade financeira do Amor <3

  5. Campos disse:

    ALGUM EQUINO VERMELHO PRA QUESTIONAR POR GENTILIZA???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários