Pernambuco começa a prevenir-se contra surto de vírus Ebola

por Carlos Britto // 10 de agosto de 2014 às 10:27

Protetores faciais especiais, jalecos, luvas de cano médio, botas, aventais impermeáveis e outros equipamentos de proteção já foram distribuídos às equipes designadas para atender a potenciais casos de contaminação pelo vírus Ebola em Pernambuco.

Na última sexta, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a doença representa um risco mundial e o Ministério da Saúde anunciar reforços nas ações de monitoramento e vigilância na rede de saúde e nos pontos de entrada no Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) se reuniu para discutir como implementar essa fiscalização em nível local.

O processo envolveu video-conferências com o Ministério da Saúde, que estabeleceu normas técnicas a serem seguidas por todos os locais onde há chegadas portos e aeroportos internacionais.

Acionamos nossa rede estratégica, formada por profissionais do Hospital Oswaldo Cruz, que é nossa unidade de referência, além de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam nos portos e no aeroporto, do SAMU e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), que vai realizar eventuais coletas e transporte de amostras, tudo dentro das normas de biossegurança”, detalhou a diretora geral de Controle de Doenças e Agravos da SES, Roselene Hans.

Segundo ela, a rede ficará de sobreaviso a cada avião ou navio que tenha partido ou feito escala nos quatro países da África Ocidental que estão atualmente afetados pelo surto de Ebola (Libéria, Serra Leoa, Nigéria e Guiné).

Caso seja constatada a presença de alguém com sintomas suspeitos (como febre, vômito ou diarreia), o transporte será feito, com todos os cuidados necessários, até o Hospital Oswaldo Cruz. (fonte:Ne10)

Pernambuco começa a prevenir-se contra surto de vírus Ebola

  1. valdemar t brito disse:

    A saude do Brasil ja e ruim ,e com a ameaça de mais um virus Ebola,que ele antes de vim vai embora ,porquer a saude do brasil ja e ruim, ai acaba de lascar com tudo,quem tem dinheiro tem uma chance de escapar desse virus,e quem nao tem e melhor rezar pra que ele nao vem,e se ele vim pode ficar so em brasilia la tem seus amigos,.No Brasil nao tem dinheiro para equipar os hospital com maquinas que faça exame de resonancia magnetica mais teve dinheiro para fazer uma copa sem futuro,dessa copa so sobrou o ebola,se os brasileiros nao tem direito de uma saude digna ,esses patriotas nao pode dizer minha patria amada,uma patria amada cuida dos seus patriotas,serar que um dia os politicos dessa naçao vai cuidar melhor de nossa saude,acredito que nao e so propaganda de campanha,pra o brasil mudar so se a Alemnha tomaçe conta,ja tomou a posiçao do futibol. eu sou patriota mais nao sou cego……………………etc

    1. Rafael disse:

      O Brasil não é tão ruim assim não rapaz, saiba que o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a oferecer tratamento para a AIDS gratuitamente! O Brasil também é um dos únicos que oferece vacina para o HPV gratuitamente, uma dose da vacina para o HPV custa R$ 350 e a pessoa tem que tomar umas 2 doses em um ano!

  2. Maria disse:

    Sr. Valdemar, volte à escola. Não sabe nem o que está escrevendo. Parece mais um papagaio repetindo. Como é que deseja o mal para os outros?
    Desejo que essa doença não chegue a mais nenhum lugar desse planeta e que da África mesmo os médicos, guiados pela Luz de Amor encontre o remédio certo. Que todas as Nações se mobilize para combater esse mal e ajudar aos irmãos africanos, só assim, essa doença desaparecerá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários