Pernambuco recebe reforço federal para combater crime organizado

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2024 às 15:31

Foto: Reprodução JC

Pernambuco fortaleceu as ações contra o crime organizado com a assinatura de um convênio entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal (PF). A parceria, firmada nessa quinta-feira (15), inclui a designação de um policial penal federal para colaborar diretamente com operações no Estado, especialmente em casos envolvendo presos de alta periculosidade em presídios federais.

O Estado é o 13º no Brasil a integrar esse esforço conjunto, que reúne membros das polícias Civil, Militar e Penal Estadual. Durante o 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, destacou as medidas que estão sendo implementadas para evitar que líderes de facções criminosas se comuniquem ou planejem fugas, como a recente ocorrida em Mossoró (RN).

Garcia também pontuou a preocupação com a segurança nos presídios estaduais, onde operações têm revelado uma grande quantidade de celulares, facilitando a articulação de grupos criminosos. Um mapeamento feito entre 2022 e 2024 revelou a existência de 88 organizações criminosas no país, sendo 53 delas atuantes no Nordeste. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está desenvolvendo um projeto para mapear e entender a influência desses grupos em cada território do país. (Fonte: JC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários