O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu o estado de emergência em sete municípios de Pernambuco, incluindo Petrolina e Betânia (no Sertão), devido à estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (21).
Com o reconhecimento, os municípios têm a possibilidade de solicitar assistência humanitária ao Governo Federal, o que inclui a aquisição de cestas básicas, água potável e a contratação de caminhões-pipa.
Os municípios que receberam o reconhecimento são: Belo Jardim (Agreste), Betânia (Sertão), Carnaubeira da Penha (Sertão), Petrolina (Sertão), Santa Maria do Cambucá (Agreste), Serrita (Sertão) e Tabira (Sertão). Atualmente, o Estado conta com 93 reconhecimentos federais devido à estiagem.
Para solicitar os recursos, as cidades devem formalizar o pedido por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os recursos disponibilizados também podem ser utilizados para restabelecer serviços essenciais e reconstruir infraestruturas ou moradias danificadas por desastres. Após o envio do pedido, o órgão avaliará as solicitações do município. Após a aprovação, será publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor que será liberado. As informações são do governo federal.