Ficam abertas até esta sexta-feira (30) as inscrições para os cursos presenciais e gratuitos do projeto ‘Fortalece a Igualdade II’, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) de Pernambuco, nos municípios do Recife, Bodocó, Afogados da Ingazeira, Panelas, Sirinhaém e Ipubi. São 25 vagas para cada turma e os participantes precisam ser declaradamente negros ou pardos.
Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (30), através do link (http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/). As aulas terão início já na próxima segunda-feira (3/05).
O ‘Fortalece’ é fruto da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de valorizar as vidas negras, diminuir o racismo e aumentar a representatividade das pessoas no mercado de trabalho. Tem também a intenção de auxiliar na emancipação e na independência financeira. Ao todo, 21 municípios serão contemplados pelo projeto e mais de 500 participantes serão beneficiados.
“As pessoas capacitadas têm mais chances de conquistar a independência financeira e obter sua própria renda. Isso traz desenvolvimento para a comunidade, para as cidades e também para o Estado. A qualificação pode mudar a vida das pessoas”, justifica o secretário Alberes Lopes. A coordenadora de Qualificação, Rafaela Toscano, reforça que a ação tem como principais bandeiras o combate ao racismo e à desigualdade social. “O foco do Fortalece é possibilitar às pessoas negras o acesso ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. O nosso objetivo é executar ações de qualificação profissional em Pernambuco e empoderar”, acrescentou Rafaela.