Os baianos que gostam de valorizar a tradição da ceia natalina devem ficar atentos. Uma fiscalização realizada do dia 10 deste mês até ontem (20), pelo Ibametro, apresentou alto índice médio de reprovação de 35% nos itens queijo, peru, chester e frango. Um total de 360 tipos de produtos foram fiscalizados nos aspectos quantitativo (para verificar se o peso corresponde ao indicado no rótulo, já descontado o peso da embalagem) e o aspecto formal (se o rótulo do produto está conforme regulamentação do Inmetro). A fiscalização aconteceu na capital e interior do Estado.
Os demais artigos inspecionados (tender, nozes, passas, ameixa, damasco, pernil, azeitona, panetones, roscas natalinas, vinhos, torrones, espumantes e refrigerantes) também apresentaram elevado percentual de reprovação, chegando em média a 27%.
De acordo com o diretor-geral do Ibametro, “o objetivo foi intensificar a fiscalização de produtos largamente comprados nessa época do ano, para proteger o consumidor”. O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), sendo responsável pela aplicação da política metrológica no território baiano.
Além dos artigos da ceia natalina, a Operação Natal – como foi batizada – fiscalizou os itens a seguir: brinquedos diversos (22 mil unidades), bicicleta Infantil (96 unidades), luminárias tipo pisca-pisca (2,2 mil unidades) e luminárias tipo mangueiras (130 unidades). Nestes itens, não foram encontradas irregularidades, mas o órgão deixou algumas dicas aos consumidores. Com informações da assessoria.