Pescadores de Remanso já vivem expectativas para o 1º Festival Gastronômico de Peixe

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2013 às 19:01

PeixesDivulgar a tradição da pesca artesanal no Rio São Francisco e fortalecer os processos de comercialização. Estes são alguns dos objetivos do 1º Festival Gastronômico de Peixe de Remanso, no Norte da Bahia. O evento acontecerá na próxima terça (8) e quarta-feira (9) e contará com a participação de pescadores de todos os municípios do Território do Sertão do Francisco.

O festival, que será realizado na Praça Manoel Firmo Ribeiro, apresentará ainda o trabalho da Associação dos Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR). A entidade é composta, em sua maioria, por mulheres pescadoras ou esposas de pescadores que enxergaram no processamento do peixe uma alternativa de geração de renda e trabalho. Desde 2008, a APPR vem trabalhando com o beneficiamento de pescado, produzindo filés e sardinha caseira.

“Após o curso promovido pela Codevasf, elas passaram a aproveitar os resíduos gerados pela produção de filés, na forma de bolinhos, hambúrgueres, linguiça e outros produtos. Com esse aproveitamento, elas não só ampliaram a quantidade de produtos ofertados, como conseguiram introduzi-los na merenda escolar do município e ainda utilizar a matéria prima que era desprezada, gerando uma renda extra de cerca de R$ 3 mil a mais na receita do grupo”, informou o engenheiro de pesca da 6ª Superintendência Regional  da Codevasf em Juazeiro, Luciano Rocha.

A programação do festival envolve exposições, capacitações, palestras e mesas redondas. Para os organizadores do evento, além da exposição dos produtos, a expectativa é principalmente ver a pesca artesanal reconhecida e valorizada pela população de Remanso e dos municípios vizinhos. (Fonte/foto: Ascom 6ª SR Codevasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários