Uma prática proibida na região, mas infelizmente corriqueira, voltou a ser vista no Rio São Francisco na noite de ontem (10). Pescadores foram flagrados atuando em pleno período da piracema, que começou no último dia 1º de novembro. O fato ocorreu nas imediações da Travessia do Juarez, em Petrolina (PE).
Durante a piracema, que vai até o final de fevereiro de 2025, a pesca com rede é terminantemente proibida, mas para consumo próprio é permitida no limite máximo de 5 kg e mais um exemplar. No entanto, a comercialização é vedada. A multa para quem for flagrado descumprindo a lei pode chegar até R$ 100 mil. O pescador também pode cumprir pena de seis meses a um ano de prisão, além de outras punições.
Denúncias referentes a este tipo de crime podem ser feitas ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Juazeiro (BA), nos números (74) 3611-3355/3611-5203.
E nós na mesa, deveríamos não consumir peixe, fora de época. É uma questão de consciência ambiental e sabedoria. Passou da hora, de mudarmos nossos péssimos hábitos insustentáveis!