Pesquisa com Defesas Civis municipais destaca demanda por capacitação

por Carlos Britto // 14 de julho de 2021 às 10:02

Foto

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está elaborando uma pesquisa com o objetivo de levantar os principais desafios enfrentados pelas Defesas Civis municipais de todo o País em relação a suas estruturas, capacidades, aspectos de governança e necessidades de capacitações. A análise dos dados dos 1.993 municípios participantes será finalizada até o fim do ano, mas parte das informações já são conhecidas.

Grande parte dos coordenadores municipais relataram alguma carência de informação para exercer suas funções. Na Região Norte, por exemplo, 79% dos entrevistados manifestaram interesse em participar de cursos de capacitação básica para a função. Já no Nordeste, 69% dos agentes buscam capacitação em monitoramento e mapeamento de riscos e desastres.

No Sudeste, 34% dos participantes relataram se sentir pouco capacitados para atuar antes, durante e depois dos desastres. No Sul, 39% se consideram pouco capacitados para atuar durante e depois, e 44%, antes dos desastres. Já o Centro-Oeste, 28% dos entrevistados relataram ter dificuldades para utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), principal ferramenta do Sistema de Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec).

Para atacar o problema, o MDR vem realizando diversos cursos e capacitações. Em junho, por exemplo, foi promovido o Seminário Virtual de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. As conversas foram centradas na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

Oficinas

O evento contou com palestras e apresentação de iniciativas e trabalhos, além de estandes temáticos com materiais e informações sobre a estruturação, capacitação e governança, voltadas ais atores que compõem o Sinpdec (informações e vídeos do seminário de Defesa Civil estão disponíveis no link). Além do seminário de boas práticas, vêm sendo realizadas oficinas de capacitação para uso do Guia Prático de Alertas do Governo Federal. Essa capacitação já passou por estados do Nordeste e nesta quarta-feira (14) chega ao Sudeste, na etapa do Rio de Janeiro. Quatrocentos agentes foram capacitados no Nordeste e o objetivo é chegar ao número de mil até o final de agosto, quando o curso também terá passado por São Paulo, Minas Gerais e pelos três estados do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários