Sivaldo Albino, atual prefeito de Garanhuns (Agreste Meridional), lidera com folga a disputa pela reeleição, de acordo com pesquisa do Instituto DataTrends, realizada entre os dias 7 e 9 de julho e divulgada na madrugada desta segunda-feira (15). O levantamento revela um cenário favorável para Albino, que aparece com ampla vantagem sobre os adversários.
No levantamento espontâneo, Sivaldo Albino tem 52% das intenções de voto, seguido por Izaías Régis com 8% e Gersinho com 1%. Um total de 39% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. No cenário estimulado, Albino amplia sua vantagem, alcançando 66% das intenções de voto. Izaías Régis aparece com 14% e Gersinho com 5%. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 4% não souberam ou não responderam. Considerando apenas os votos válidos, Sivaldo Albino chega a 77%, Izaías Régis a 17% e Gersinho a 6%.
Em um confronto direto entre Sivaldo Albino e Izaías Régis, o atual prefeito venceria com 66% das intenções de voto contra 17% de Izaías. Brancos e nulos são 13%, e 4% não souberam ou não responderam. Nos votos válidos, Albino teria 80% e Régis 20%. Quando o confronto é entre Sivaldo Albino e Gersinho, o resultado mostra Albino com 68% e Gersinho com 18%. Brancos e nulos são 18%, e 5% não souberam ou não responderam. Nos votos válidos, Sivaldo Albino teria 88% e Gersinho 12%.
A pesquisa também avaliou o potencial de voto dos candidatos. Para Sivaldo Albino, 64% dos entrevistados disseram que votariam com certeza, 8% que poderiam votar, 16% não votariam de jeito nenhum, 6% não o conhecem o suficiente e 6% não souberam responder. No caso de Izaías Régis, 13% afirmaram que votariam com certeza, 19% que poderiam votar, 43% não votariam de jeito nenhum, 17% não o conhecem o suficiente e 8% não souberam responder.
Para Gersinho, 6% dos entrevistados disseram que votariam com certeza, 15% que poderiam votar, 45% não votariam de jeito nenhum, 26% não o conhecem o suficiente e 8% não souberam responder. A gestão de Sivaldo Albino tem uma aprovação de 79% dos entrevistados, enquanto 17% desaprovam seu governo. Não sabem ou não responderam somam 4%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PE-07847/2024, a pesquisa possui uma margem de erro de 4,37% e um grau de confiança de 95%.