Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (11), encomendada pela TV Globo, aponta que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e sua adversária Marília Arraes (Solidariedade) tem 42%. Este é o primeiro levantamento para o Governo de Pernambuco do instituto após o primeiro turno das eleições.
As entrevistas foram feitas entre domingo (9) e ontem. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 75 municípios pernambucanos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04635/2022.
De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília 46%
Intenção de voto (estimulada – votos totais)
Raquel Lyra (PSDB): 50%
Marília Arraes (Solidariedade): 42%
Branco e nulo: 4%
Não sabem/não responderam: 3%
Intenção de voto (estimulada – votos válidos)
Nos votos válidos, o levantamento apontou que Raquel Lyra tem 54%, e Marília Arraes, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No primeiro turno, Marília recebeu teve 1.175.651votos (23,97%), e Raquel, 1.009.556 votos (20,58%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Índice de rejeição das candidatas
A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição das candidatas. A sondagem mostra que 32% dos eleitores pernambucanos não votariam de jeito nenhum em Marília, e 18% não votariam de jeito nenhum em Raquel.
O levantamento anterior do instituto, divulgado na véspera do primeiro turno, em 1º de outubro, indicou que Marília tinha 22% de rejeição, e Raquel, 10%.
Expectativa de vitória
O Ipec perguntou, ainda, quem os eleitores acham que vai ganhar a eleição, independentemente da intenção de voto. Veja o resultado:
Raquel Lyra (PSDB): 49%
Marília Arraes (Solidariedade): 41%
Não sabem/preferem não opinar: 9%