Pesquisa mostra equilíbrio na disputa pela Prefeitura de Caruaru

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2024 às 10:00

Foto: Reprodução Folha PE

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Caruaru (PE), no Agreste, está acirrada, conforme revela a pesquisa Folha/Ipespe divulgada nesta terça-feira (20). Realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, a pesquisa indica que o atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), lidera com 35% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) aparece logo em seguida, com 34%. A margem de erro da pesquisa é de 4,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,45%.

Além de medir as intenções de voto, o levantamento também avaliou a influência de apoios políticos na decisão dos eleitores. O apoio do presidente Lula (PT) se mostrou o mais significativo, aumentando a chance de voto em um candidato para 44% dos entrevistados. Em seguida, o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), eleva a intenção de voto para 38% dos eleitores. Ambos apoiam Zé Queiroz na disputa.

Por outro lado, o apoio da governadora Raquel Lyra, que está ao lado de Rodrigo Pinheiro, aumenta a probabilidade de voto para 36% dos consultados. Já o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Fernando Rodolfo (PL), tem o efeito mais polarizador: 27% dos entrevistados afirmaram que o apoio de Bolsonaro aumenta as chances de voto, enquanto 48% disseram que essa aliança diminui suas chances de votar no candidato.

A pesquisa também mediu a aprovação das gestões estadual e federal. A administração de Raquel Lyra é considerada ótima ou boa por 37% dos entrevistados, regular por 35%, e ruim ou péssima por 26%. Já o governo de Lula é avaliado como ótimo ou bom por 46% dos participantes, regular por 26%, e ruim ou péssimo por 27%. Com esses números, a disputa em Caruaru promete ser intensa, com grandes figuras políticas nacionais e estaduais desempenhando papéis cruciais na influência sobre o eleitorado. (Fonte: Folha/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários