Pesquisa do Ibope contratada pela União dos Vereadores de São Paulo por R$ 202 mil, segundo registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que o apoio de Marina Silva ao pré-candidato do PSB à Presidência Eduardo Campos faz com que ele salte de um patamar de 13% para 18% das intenções de voto.
Dados da sondagem eleitoral, feita com 2.002 entrevistados, já circulam na entidade, que é próxima do PSB e deve divulgar os resultados oficiais ainda nesta terça-feira (10). A pesquisa foi feita para testar as “duplas” que, na prática, devem protagonizar a eleição.
Para isso, num dos pontos do questionário, o instituto pergunta ao eleitor em quem votaria se a eleição fosse hoje: “Aécio Neves, com apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; Dilma Rousseff, com apoio do ex-presidente Lula, e Eduardo Campos, com apoio de Marina Silva”.
Quando aparece ao lado de Lula, a presidente Dilma passaria de um patamar de 38% para 40%, de acordo com dirigente partidário que teve acesso aos números. Aécio Neves ficaria no mesmo nível de intenção de votos, com ou sem FHC: cerca de 22%. E Campos ganharia 5 pontos, passando dos 13% aos 18%.
A pesquisa foi realizada num momento em que a candidatura de Campos vem sendo questionada pelo fraco desempenho nas sondagens eleitorais. Na semana passada, o Datafolha divulgou pesquisa que mostra que Campos tem 7% dos votos, contra 19% de Aécio e 34% de Dilma.
A capacidade de transferência de votos de Marina também vem sendo questionada, já que ela e Campos apareceram várias vezes juntos na televisão e ele até registrou ligeira queda depois disso.
Nesse levantamento realizado de 4 a 10 de junho, foram feitas 2.002 entrevistas. Essa pesquisa foi encomendada pela União dos Vereadores de São Paulo ao Ibope. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00154/2014.
Pesquisa mostra Eduardo lá embaixo, isso sim.
Putz! Tá rico! vai vencer a eleição!