Dois trabalhos científicos elaborados por docentes e estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram premiados no 2° Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas, no 2° Seminário Ibero Americano de P&D de Medicamentos e no 1° Simpósio Internacional de Farmácia Clínica”. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
O trabalho intitulado “Análise das Variáveis Qualitativas Sobre Adesão Farmacoterapêutica em Ambulatório Médico Especializado” ficou em primeiro lugar geral na categoria oral. Elaborado pelos professores do Colegiado de Ciências Farmacêuticas (Cfarm) André Santos e Talita Mota, coordenadores do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) da Univasf, e pelos estudantes do curso Gerfeson de Araújo da Silva e Iza Araújo de Moura.
A pesquisa, apresentada no evento pelo professor André Santos, é resultado do projeto de extensão “Atenção Farmacêutica a usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus: ações intersetoriais educativas e acompanhamento farmacoterapêutico no município de Petrolina-PE”, aprovado pelo Proext 2014.
Na categoria pôster, recebeu menção honrosa o banner intitulado “Adequação de Receituários Médicos às Diretrizes Terapêuticas: Estudo com Indicadores de Prescrição”, elaborado pelo estudante Gerfeson Silva, como parte de seu projeto de iniciação científica pelo Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic). Também orientado pelo professor André Santos, o trabalho contou com a participação do professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Almir Gonçalves, e das estudantes do Cfarm da Univasf, Mariana Caroline Silva Barboza e Andressa Lunara Nunes Silva. As informações são da assessoria.