A pesquisa tem sido desafiada a superar questões como as diferenças climáticas no Vale do São Francisco. O engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes, pesquisador da Embrapa Semiárido, coordena trabalhos sobre Cultivo da Macieira na região. Ele explica que, nesta área, está se começando a colher informações técnicas importantes sobre o desempenho da cultura em condição semiárida tropical.
“Os resultados obtidos nesse plantio experimental são promissores. Com os testes realizados nos dois primeiros anos de cultivo, conseguimos induzir a floração e produzir frutos de boa qualidade”, afirma.
A maçã é uma fruta de clima temperado. No Brasil, as áreas de cultivo estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, grande parte em locais de altitude em torno de 1000 m. Os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo respondem por 98% da produção nacional. A fruteira está entre as de maior volume comercializado no país.
O projeto e os estudos em andamento no Vale do São Francisco, segundo Paulo Roberto, tem como objetivo avaliar o desempenho agronômico e econômico de espécies frutíferas de clima temperado a fim de identificar novas opções de cultivo para as áreas irrigadas do Vale.
Pra quem não acredita ou não se lembra… Assim começou com a uva !
Que boa notícia… o Vale está precisando mesmo aumentar a sua diversificação em frutas. O Sul Maravilha que se prepare, pois o Vale vem aí.
Mas se depender de Lula (via esse famigerado PPP), a primeira caixa de maçã vai ser colhida daqui a uns 100 anos.