Pessoas em situação de rua são foco de ação contra a tuberculose em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2018 às 18:00

Ação do ‘Consultório na Rua’, em Petrolina. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Petrolina foram atendidos por profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina, ontem (17), através de uma ação educativa para alertar sobre o diagnóstico e tratamento da tuberculose.

A iniciativa, executada através do ‘Consultório na Rua’, contou com uma palestra explicando as causas, sintomas e tratamentos da doença. Cerca de 20 usuários fizeram a coleta para análise. Além disso, foram feitos encaminhamentos para exames de raios-X nos casos suspeitos. Os participantes ainda receberam preservativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora do programa Consultório na Rua e psicóloga, Marla Gomes, essas atividades são contínuas e têm o objetivo de levar serviços de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nós estamos realizando esse trabalho junto com a equipe da Vigilância para tentar identificar precocemente a tuberculose e encaminhar imediatamente para o tratamento, que é ofertado pelo SUS. Além disso, diariamente atendemos um público diverso, entre eles moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas, onde fazemos curativos, aferição de sinais vitais, testes rápidos e ações educativas“, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários