A Prefeitura de Petrolina abrirá nesta quinta-feira (28), às 16h, o agendamento para segunda dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizadas vagas para os três imunizantes disponíveis no município (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer). O procedimento deverá ser feito por meio da plataforma eletrônica.
Também serão disponibilizadas vagas para a terceira dose (ou dose de reforço) que, neste momento, irão contemplar idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com doenças imunossupressoras.
As marcações da segunda dose precisam acontecer de acordo com a data de prazo no cartão de vacina. A plataforma proporciona a escolha do dia, horário e local ao qual deseja completar o esquema vacinal. Já para tomar a terceira dose os idosos e profissionais da saúde precisam estar com seis meses que tomaram a segunda dose. O público com 60 anos ou mais, que não quiser agendar na plataforma, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, agendar e tomar a dose de reforço no próprio posto de saúde.
Já as pessoas com doenças imunossupressoras devem ter tomado a terceira dose com no mínimo 28 dias, e é necessário fazer o agendamento na plataforma.
Imunização
A imunização acontece a partir desta sexta-feira (29), das 9h às 17h, e segue até a próxima quinta-feira (4 de novembro). Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo vacinal. Para receber a vacina, é necessário chegar no horário agendado e levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é preciso levar também o Boletim de Ocorrência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o agendamento será aberto semanalmente de forma contínua. Assim, à medida que for chegando a data da segunda dose no cartão, as pessoas já podem entrar no site e fazer o agendamento.