O município de Petrolina alcançou o primeiro lugar em captação de recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), conforme avaliação feita pelo Ministério da Saúde, entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo governo federal com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.
Principal município do Sertão, Petrolina possui 79 equipes de atenção básica que aderiram ao PMAQ, além de 34 de Saúde Bucal, oito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O Ministério da Saúde avalia as equipes de saúde da família, através dos indicadores e das estruturas físicas de forma individual, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Na avaliação de 2015, equipes de saúde de Petrolina receberam mais de 60 no conceito ‘Regular’, 11 como ‘Bom’ e dois como ‘Ótimo’, o que resultava num repasse mensal de R$ 218.300,00.
Os resultados do final de 2017, divulgados pela portaria 2.777 (de 4 de setembro deste ano), não deixam dúvidas: com uma classificação superior de três conceitos ‘Ótimo’, cerca de 30 ‘Muito Bom’ e 30 ‘Bom’ e apenas cinco ‘Regular’, Petrolina teve um aumento de 120%, com um repasse mensal de R$ 496.145,00. Até o mês de dezembro será divulgado o desempenho das equipes do NASF.
Esforço conjunto
De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, tal desempenho foi possível graças a esforço conjunto de todos os setores da pasta. “Estamos muito satisfeitos com o primeiro lugar na captação de recursos em Pernambuco, avançamos muito na Atenção Básica do município e devemos agradecer a todos que se dedicaram para essa conquista. Trabalhamos diariamente para melhorarmos ainda mais os nossos indicadores, ofertando uma saúde pública de qualidade à população petrolinense“, comemora. Com informações da assessoria da PMP/SMS.
Como assim???pense num desfecho mesmo máquinas com capacidade pra fazer 40 raio-x por dia tava fazendo 240 e a quantidade onde fica seu prefeito,e os resultados dos exames e avaliações das cirurgias de cataratas vão ser visto daqui um ano de novo no próximo multidão?indignada com a capacidade dessas pessoas de forjar cálculos etc… minha filha tem três meses q não recebe medicamentos controlados, cadê esses recursos da saúde hein?????
E verdade que onde existe política séria de responsabilidade a cidade alcança grandes conquistas.