Petrolina apequenada: A peça publicitária necessária para se construir uma vítima

por Carlos Britto // 16 de junho de 2016 às 07:00

Unknown_Fotor

Petrolina agora está repleta de outdoors com histórias de sucesso e inspiração: Obama, Joaquim Barbosa…pobres, negros, gente que venceu na vida e histórias adversas com final feliz. Histórias lindas de vencedores. Mas não é de graça, essa conta você é quem pode pagar. E caro.

A publicidade tem direcionamento e serve para promover a campanha de Ednaldo Lima à Prefeitura de Petrolina. Acharam o mote: será “o pobre, o desafortunado, o humilde” contra os poderosos. O tom já foi dado.

Os partidários de Ednaldo se aproveitaram de uma matéria postada neste Blog para começar um processo de ‘vitimização’. Em artigo escrito por esse blogueiro, foi dito que nem Lossio nem Ednaldo tinham estatura política e visão estratégica para a cadeira de prefeito. E não têm mesmo. Pensam pequeno, não enxergam a cidade de forma macro e se baseiam em ações primárias.

Para fazer Ednaldo de vítima, pegaram o artigo do blogueiro e deram visibilidade ao pré-candidato. Foi perfeito. Este blogueiro colocou os dois no mesmo patamar, mas só defenderam quem precisava aparecer. O rico e afortunado Lossio, como não vai precisar dos votos, não mereceu qualquer defesa. Fiquei pensando se o preconceito era meu ou de quem só enxergou o “pobre Ednaldo” que comparei ao rico Lossio. Os coloquei iguaizinhos. Lossio até já colocou na mídia social que a mãe lhe mandou uma foto do seu avô, e nosso prefeito gozador não perdeu tempo dizendo que o avô “parecia Ednaldo Lima”. Fiquei sem saber se chorava de vergonha ou de tristeza.

Sei tudo de pobreza. Sou da geração que sonhava com bicicleta e eu não tinha, que tinham televisão e eu não tinha, que herdava a camisa da farda da escola, que já tinha sido de três irmãos acima, que merendava na escola, que não tinha nem o famigerado kichute que todo mundo tinha.

Nunca passamos fome na casa do meu pai, mas conhecíamos toda sorte de dificuldade. Fui aluno uma vida inteira de escola pública e também precisei que o governo me desse o material escolar. Então, posar de pobre para cima deste blogueiro não cola, porque eu não conheço de ouvir dizer. Eu nasci lá.

Mas em petrolina agora é assim. Esqueceram-se de trabalhar e apelam para o sentimentalismo, enganando a boa fé das pessoas, amparados em conceitos publicitários popularescos e apelativos. Isso dá voto. Não se tem o que mostrar e se apela para o dramalhão, que cola na eleição. Qual o trabalho ao final de oito anos? Nova Semente e ‘Minha Casa, Minha Vida’ – este último um programa do governo federal e usado como programa municipal – não representam a necessidade de mais 300 mil pessoas apenas, não representam marcas de uma gestão que Petrolina merece. É muito pouco.

Continuo achando que Lossio e Ednaldo não estão à altura de Petrolina e é só uma opinião. Sem mais nada, até porque riqueza ou pobreza não diferem quando se é bem intencionado ou não, preparado ou não. O pior é constatar o silêncio da população, que se cala ante a esse apequenamento. Muitos por desinteresse, face a esta pobre política tupiniquim, outros para não perder o seu conforto. A ‘boquinha’.

No final, o constrangimento de ver a assinatura do professor Pedro Norberto em um texto pobre, que ele nem deve ter escrito, atacando alguém que ele trata com amizade e carinho nos corredores de uma faculdade, um aluno que o trata com toda deferência. Depois, um acuado vereador Elismar ler esse mesmo texto, um dia depois de me chamar de amigo e afirmar que não atacaria mais ninguém a mando de poderoso nenhum. Bastou baterem o pé para a palavra fugir e a dignidade faltar.

No fim, ofereço a Petrolina um trabalho digno, honesto e uma história honrada de amor e respeito. Eu ofereço o melhor de mim, mas cada um oferece o que tem.

Petrolina apequenada: A peça publicitária necessária para se construir uma vítima

  1. josefa maria disse:

    Eu não sei quem tá querendo a “boquinha”, os que estão nela ou os que estão sentindo falta dela Só sei que a dor de cotovelo tá grande e o prefeito vai eleger o sucessor desse jeitinho mesmo, com essa campanha de valorizar os pobres. Quem viver, verá. Quero campanha bonita igual as duas passadas, pra emocionar mesmo e nunca ser esquecida. Petrolina tá muito bem obrigada, os maios necessitados que o digam.

    1. Felipe Padilha disse:

      ‘Petrolina tá muito bem obrigada, os maios necessitados que o digam’???? Você mora em Petrolina-PE?? Por que eu resido, e aqui não está nada bom! Dizer que Julio Lóssio fez algo pela nossa cidade, é abusar. Ou a Senhora é muito cega, ou faz parte dessa ‘boquinha’ sim, por que nem as pessoas que defendiam Lóssio cegamente em 2012 estão ‘contentes’ com a cidade fedendo a esgoto estourado nos buracos das principais avenidas. Defendi Julio em 2008 e votei nele, sendo uma das piores escolhas políticas que já fiz em minha vida.
      Se liga!!

  2. Cidadão disse:

    Isso é um apelo desesperado de quem não tem trabalho pra mostrar e quer que Petrolina continue enfiada no atraso que está há 8 anos. Temos vários motivos pra não votar em candidato indicado por Lósso, posso citar alguns:

    1. Venda do terreno ao lado do park massangano……… poderia ter transformado em uma enorme área de lazer e esporte com pista de caminhada, academia da cidade, área verde, espaço de leitura etc…… é poderia ser um novo josepha coelho, mas vendeu; 2. Promessa furada do VLT; 3. Promessa furada de Orla 3; 4. Não duplicação de nenhuma avenida importante; 5. Sucateamento do sistema de transporte coletivo; 6 .Petrolina Shopping – só promessa; 7. Petrolina Park Shopping – só promessa; 8 . Nova Juazeiro todo saneado, Nova Petrolina, nenhuma rua saneada (deveria ter exigido dos construtores o saneamento como fez o prefeito de Juazeiro);
    9. Call center cadê os 3000 empregos prometidos com a doação do terreno ao AeC? A empresa ganhou o terreno e tá abrindo emprego em outras cidades em Petrolina é zero. 10. Park da Integração, ficou só na promessa;

    Aqui só são dez, mas tem muitos mais. Por isso a autoestima do petrolinense tá embaixo

    1. Felipe Padilha disse:

      Poucas vezes vi Comentários tão Completos de informação quanto o seu. parabéns.

  3. Zé Eleitor disse:

    Escolha de marketing. Você deu o mote e pah! Deu o no que deu, Ednaldo Lima.

  4. Rita de Cássia disse:

    Parabéns Carlinhos!! Belíssimo texto!!

  5. Maria disse:

    Muito bom o texto!
    A questão nesse caso não é o preconceito. A questão é a capacidade de gestão com pensamentos e ações políticas verdadeiras e estratégias e planejamento, isso falta tanto a Lóssio, estou falando do prefeito, fica de fora a pessoa, como do Ednaldo, mais uma vez, estou falando do secretário e vereador, fica de fora a pessoa. É muito fácil fazer propaganda para si com obra dos outros como no caso do programa de habitação, como no caso de pegar uma cidade que até então, entrava gestor e saia gestor e todos pegavam o fio da meada e gerenciava a cidade dando o melhor de si continuando o programa de desenvolvimento da cidade.
    É muito bom se observar que todos os personagens que estão nos outdoors sempre fizeram tudo para deixar um legado à humanidade como Gandhi, Rui Barbosa, Obama e até nisso os personagens “vitimas” de Petrolina estão longe porque se tenta apoderar de obras dos outros, da vitrine dos outros, do brilho dos outros.

  6. Servidora Pública Comissionada da Prefeitura disse:

    Não mecha com a gente ou faremos uma campanha milionária de acusação pra acabar com a sua reputação!
    Te acusaremos de racismo, machismo, e todo ismos e fobias mais que aparecer!

  7. Demontier Júnior disse:

    Parabéns Carlos Britto, belíssimo texto.

  8. Carlos Luz - Professor disse:

    Nas últimas décadas o mundo tem sido tomado de assalto pelas chamadas “minorias”. Gente como a gente, com a mesma capacidade intelectual e física, mas foram convencidos que são coitados, oprimidos, perseguidos, marginalizados, mesmo quando OS FATOS, DADOS, e ESTUDOS demonstram que tal vitimismo é puramente ideológico, balela mesmo.
    Tais ideólogos sabem que o povão se identifica e toma as dores pelos que supostamente são mais fracos, os agredidos, e ganham defensores e adeptos mesmo quando suas bandeiras são inócuas, ilógicas ou até mesmo loucas – caso da ideologia de gênero, por exemplo – BEM VINDOS AO MARXISMO CULTURAL NA POLÍTICA.
    Acordem gente, sejamos conscientes, às favas com, a cor do candidato, o sexo, seu coitadismo, o bolso ou o pedigree; Vejam suas propostas, suas idéias, seu histórico seu arcabouço intelectual-administrativo, deixemos de ser massa como diria Jose Ortega e Gasset, e sejamos POVO, esse sim, senhor de todas as decisões da sociedade.

  9. Marcos Antônio disse:

    Existem pobres de espírito e gente rica de hipocrisia e de falta de caráter…
    O bom pra Petrolina é saber que a malandragem tem que acabar, que oque acaba uma cidade é exercitar políticas medíocres, fantasiando a população querendo se igualar a ela na época das eleições e se afastando quando ganham, eu gostaria de ver e “verei um dia” um político como Nilo e Osvaldo Coelho, que deixaram um grande legado pra muitas gerações, eles pensavam no povo, davam prioridade a população, hoje oque vemos é políticos querendo ganhar na marra e não por merecimento, merecimento por um trabalho bem feito.
    Gente já basta a malandragem que existe em Brasília, encham Petrolina com benfeitorias e a população ficará muito agradecida com vocês, benfeitorias essas que Petrolina tanto precisa, Petrolina que ser gigante em estrutura e não em HIPOCRISIA.
    Carlos Britto, continue assim e as máscaras irão cair, a hipocrisia não tolera a verdade.

  10. Olhão ligado disse:

    Parabéns Carlos Britto, mais uma vez sabias palavras; Na verdade esta tudo resumido nesse texto, quem realmente nao depende de mamatinha nenhuma sabe do que o blogueiro esta falando.Uma coisa é a pessoa JULIO LOSSIO e EDNALDO LIMA, são pessoas maravilhosas, mas é bem verdade, que deixaram muito a desejar como gestores e é apenas isso a nossa cobrança, petrolina esta no atraso sim! melhorar a vida das pessoas das classes mais baixas podemos ate concordar, como o belissimo trabalho nova semente entre outros de muita importancia, mais o desenvolvimento da cidade que antes ganhava destaque no cenario nacional hoje nao existe mais!

  11. Mizael Félix disse:

    Parabéns Carlos Britto,
    Você está conseguindo unir concisão e beleza nos seus textos. É um exercício diário.
    Como você já sabe, cheguei em Petrolina em 1960 sou testemunha dos avanços sociais dessa cidade.
    A luta e/ou disputa pelo poder é uma constante nas relações entre os homens, porém não se deve esquecer
    que o poder deve ser o catalisador do desenvolvimento. O cuidado é para que esse catalisador não fique adormecido, ou mesmo mal utilizado em mãos que não tem o conhecimento suficiente para usá-lo.
    Abraço,

  12. Popó disse:

    Parabéns Carlos Brito esse povo que ai está querem levar PETROLINA ao retrocesso.

  13. Marta disse:

    É por esse e outros que você é o nosso melhor jornalista. Aplaudi de pé

  14. Monica Souza disse:

    Inteligentíssimo. Quem vai responder à altura? Respondam com argumentos que eu quero ver?

  15. Lula Possidio disse:

    cadê os outros jornalistas? será que estão na folha? Muito bom

  16. Murilão disse:

    Nota 11

  17. Luiza disse:

    Simplesmente inspirado. ninguém escreve como você

  18. Rafael Gomes disse:

    E agora? Vão responder o que? Mostrem as obras, os trabalhos. Quero ver…Só sabem agredir

  19. Malan disse:

    kkkkkkkkk. menos brito, precisava humilhar não. Sai sai edinaldo, tu num aguenta não

  20. Mariano disse:

    E Pedro Norberto precisa se submeter a esse ridículo?

  21. Gabriel disse:

    Muito inteligente o texto….

  22. Baratão disse:

    Elismar, o fraco

  23. Leitor Sincero disse:

    So que estão esquecendo que os esgotos estourados não é que culpa da prefeitura, muito menos do prefeito, e sim da compesa. Que não utiliza de forma correta as altas taxas que pagamos.

    1. Felipe Padilha disse:

      Verdade.. Comenta o que foi que Julio fez então! Vi agora pouco que a AMME está sem medicamentos. E ai? Cade a VLT, Orla 3, etc?

  24. Kleber Leite disse:

    Parabéns Carlos Britto,
    Resposta digna, COM RESPEITO! Perfeito. Forte abraço!

  25. Tairone disse:

    Parabéns, jogou duro

  26. Sarah disse:

    Ô, os bicnhinhos? Tão viítmas, todos tão pobrezinhos…..Tadinhos. Bota pra F britto

  27. Raimundo Lima disse:

    Julio é fraco demais, e Edinaldo é fraco e meio

  28. MOACIR SÁ disse:

    Edinaldo foi no Capim num aguentou a poeira, como é que ele vai abraçar doentes, pegar menino catarrento nos braços e pular de roupa no rio cheio de esgoto?

  29. Servidora Federal concursada e efetivada disse:

    Vi as propagandas e não sabia do que se tratava. De qualquer forma Joaquim Barbosa e o Obama não precisaram de cotas ou mesmo de se vitimizar para chegar onde chegaram, precisaram apenas de seus esforços e competência. Quanto a Petrolina, nada foi feito nesses 8 anos de mandato, o prefeito só fez mesmo foi vender tudo que pode, acabar com o patrimônio da cidade. Os esgotos são competência da Compesa, mas permitir a construção de vários prédios em um local onde já se sabe que o encanamento do esgoto é estreita e não dá conta da vazão é culpa da prefeitura, o certo era não conceder os habites.

  30. Popó disse:

    Quero saber do prédio do antigo MOTIVA que o Prefeito e Vereadores se pornucie aqui nesse Blog. Kd o Ministério Publico.. O Prefeito vende por baixo dos panos e ninguém fala…. Concerteza teve a tal mala preta na Câmara de vereadores. Porque nenhum fala do antigo MOTIVA mais. Vereador Ronaldo,Zé Batista,Maria Helena e outros cadê vcs!!! Receberam tbm da mala preta?

  31. José BRITO disse:

    E você que é aprendiz de Repórter, Senhor Carlos Brito, bancado pelo grupo de FBC, é um safado,puxa saco e tendencioso. Não era pra ter esse honroso sobrenome.

  32. Luciana disse:

    Da-lhe Carlos Brito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários