A leishmaniose, mais conhecida como calazar, é uma doença transmitida através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue. Além do cuidado com o mosquito, é importante saber que este parasita pode estar presente em cachorros.
O Ministério da Saúde considera que quatro casos confirmados de calazar numa mesma cidade significam incidência de risco. De acordo com o Centro de Zoonoses de Petrolina são registrados 15 casos por ano de cães com a doença. Com base num estudo já iniciado, o número de cachorros contaminados nas ruas e também nas casas de Petrolina é alarmante.
No bairro João de Deus, por exemplo, só numa rua foram confirmados sete casos positivos da doença. Quando a leishmaniose é confirmada no cachorro, o único jeito de erradicá-la é sacrificando o animal. Por esse motivo, muitos donos não levam seus cães para fazer o exame e acabam propagando a leishmaniose pela cidade.
Os sintomas do calazar em cachorros são unhas grandes, feridas, perda do pêlo e emagrecimento. Já nos seres humanos a doença se manifesta de duas maneiras: a cutânea que atinge a pele, e a visceral que atinge os órgãos. Para os dois casos existe tratamento. Se não tratada esta doença pode levar a morte.
É lamentável, más o foto é quecidade toda está cheia de cãess soltos pelas ruas!
E onde estáo Centro de Zoonozes?
Se esse Centro de Zoonozes fizer uma busca pela cidade toda vai encontrar muitos animais doentes!
Eh importante fazer o exame no animal,aqui em casa vieram fazer o exame de minhas duas cadelas no inicio do mês e graças a Deus não deu nada,mais eh importante cuidar dos seus animais para evitar essas doenças..
Ouvi dizer que Ilha do Rodeadouro e Amelia viraram focos dessa doença
O Centro de Zoonozes precisa atuar commais urgência nos bairros!
Tem muitos cães soltos naa ruas!
em todas as praças tem algum animal deitado na areia.
Imagimem o perigo que as crianças estão se espondo ao frequentar uma praça dessa?
Petrolina!? não, aqui nçao tem dessas coisas… isso deve ser doença lá de Juazeiro.
Marcos,infelizmente a leishmaniose visceral canina(LVC) conhecida por Calazar é uma zoonose endemica no Nordeste existindo não somente em Juazeiro e Petrolina mas atinge cerca de 1.600 municipios brasileiros.Seu comentário poderia até ser cômico se o assunto não fosse tão sério.Procure informações no Centro de Zoonoses e fique atento, alerte as pessoas, no ser humano essa enfermidade causa sérios danos, podendo levar a morte caso o diagnóstico seja tardio. Atualmente tanto em Juazeiro quanto em Petrolina tem-se diagnosticado o Calazar em cães de companhia,e em cães de guarda que não vivem soltos,veja o perigo já que o cão é o principal reservatorio da leishmaniose que pode ser transmitida para o homem através do vetor mosquito flébotomo.O numero de casos confirmados é alarmante muito além do numero citado no comentário .A vigilância sanitária e epidemiológica deve ficar mais atenta.
O QUE FAZER QUANDO VOCE SUSPEITA QUE SEU CÃO ESTA COM CALAZAR EU ENTRO EM CONTATO COM CENTRO DE ZOONOSE E ELES MANDAM PROFISSONAIS AO LOCAL OU TENHO QUE LEVAR O CÃO ATÉ O CENTRO DE ZOONOSE . O QUE DEVO FAZER DESDE DE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DE VOCES ESTOU AGUARDANDO .
Ola meu nome é Edvaldo, moro em girau do Ponciano AL e ja prezenciei 4 cachorros siculando pelas ruas de minha cidade mais a vigilánciasanitaria ate agora não tomou nem uma providencia sobre isso, gostaria de saber o que devo faze.
NAO ENTREGUE SEU CÃO PARA O CENTRO DE ZOONOSES!
LEVE-O AO VETERINÁRIO PARA QUE ELE DÊ O DIAGNÓSTICO FINAL!!
TEMOS QUE EXIGIR MEDIDAS PROFILÁTICAS!! QUE COMBATAM O MOSQUITO!! É UM ABSURDO O QUE VEM ACONTECENDO! SE A DOENÇA SE ALASTRAR O PRÓXIMO CÃO PODE SER O SEU!
OS ANIMAIS AGRADECEM
Que tal as prefeituras da região cumprirem seu papel, fazendo o controle populacional dos cães, através da única medida comprovadamente eficaz que é a castração por saturamento, bairro a bairro, castrando pelo menos 80% da população canina, fazendo ações permanentes de educação para a posse responsável, proibindo a infame comercialização de animais, e ações para evitar a proliferação do inseto transmissor. Sair matando cães, como sempre fizeram é mais fácil, joga-se a culpa pela doença nos cães, quando na verdade a culpa é dos prefeitos que não fazem a parte dele. O cão também é infectado pelo inseto, ele não é a origem da doença. Só que agora a população não se deixará enganar. Antes que o problema se agrave , vamos lá Senhores Prefeitos, mãos na massa, castração por saturamento já.
NAO ENTREGUE SEU CÃO PARA O CENTRO DE ZOONOSES!
LEVE-O AO VETERINÁRIO PARA QUE ELE DÊ O DIAGNÓSTICO FINAL!!
TEMOS QUE EXIGIR MEDIDAS PROFILÁTICAS!! QUE COMBATAM O MOSQUITO!! É UM ABSURDO O QUE VEM ACONTECENDO! SE A DOENÇA SE ALASTRAR O PRÓXIMO CÃO PODE SER O SEU!
OS ANIMAIS AGRADECEM