Representantes da Eletrobras Chesf reuniram-se na tarde de terça-feira (19) com o prefeito Simão Durando para apresentação das ações finais de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), em atendimento à lei de Segurança de Barragens. Coordenadora da implantação do PAE da Eletrobras Chesf, Patrícia Neves demonstrou para o gestor e sua equipe a importância – também – da população nas proximidades da barragem se cadastrar na plataforma Alert, a ser disponibilizada pela empresa.
No encontro ela ressaltou que a parceria com as defesas civis estadual e municipal é fundamental para as próximas etapas, que compreendem a instalação de placas de rotas de fuga nas zonas de autossalvamento, já no próximo mês de outubro; a instalação de sirenes; e o cadastramento da população, a serem realizados no mês de dezembro. A zona definida vai da Usina de Sobradinho à comunidade da Tapera, área ribeirinha de Petrolina.
Os locais foram definidos junto à defesa civil local. Patrícia destacou ainda que todas essas ações atendem à lei e consolidam uma cultura de prevenção a emergências com barragens.
“As Defesas Civis estadual e municipal estão envolvidas nesse processo desde o começo, inclusive na definição desses elementos de segurança. Essa parceria com as prefeituras, por meio de suas defesas civis, é fundamental nesse sentido, pois são responsáveis pelos planos de contingência de cada localidade“, frisou.
Orientação
A Defesa Civil de Petrolina realizará diversas ações informativas junto à população, especialmente nas escolas públicas, para esclarecer sobre o que são zonas de autossalvamento e a necessidade de todos estarem nivelados sobre as ações preventivas.