A Prefeitura de Petrolina está em busca de obter o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (SISBI), com vistas a ampliar o mercado de produtos agropecuários locais. Para isso, representantes da prefeitura participaram de reunião na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) na tarde da segunda-feira (8).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sistema determina o padrão dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inofensibilidade e segurança dos alimentos. Esse selo torna-se muito importante para Petrolina, principalmente, para que seja autorizada a distribuição de toda a produção de aves, caprinos e produtos derivados do leite em outros Estados do país.
“Estamos correndo atrás do SISBI, alinhando com todas as partes interessadas, e isso vai aumentar tanto a oferta de emprego quanto a renda na zona rural. Hoje temos, por exemplo, pessoas com grandes criações de aves na zona rural e que estão abatendo apenas para consumo local. Quando obtivermos o selo será possível ampliar a venda em nível nacional, aumentando os arranjos produtivos que temos em nossa cidade“, afirmou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.
Também participaram da reunião o empresário João Firmo, o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama; o médico veterinário Kael Neves; o presidente da Cooperativa de Pecuaristas e Agricultores do Vale do São Francisco (Coopavasf), Ruy Holanda; e o fiscal estadual agropecuário da Adagro, José Ribamar Neto.