A Prefeitura de Petrolina está promovendo uma formação para 700 professores da Educação Infantil, com o tema ‘Criança e Natureza-Desemparedamento da Infância’. O evento, que ocorre até esta quinta-feira (13) no Parque Josepha Coelho, busca incentivar práticas pedagógicas que valorizem o contato com a natureza e atividades ao ar livre.
A capacitação está alinhada com as concepções da professora Léa Tiriba, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estudos de Léa mostram que a falta de autonomia e liberdade das crianças nas cidades aumenta o tempo de exposição às telas. O ‘desemparedamento da infância’ visa a utilizar espaços externos para que as crianças se conectem com a natureza, explorando suas capacidades e emoções.
Durante a formação, os professores participam de atividades criativas, como pintura, confecção de bonecos e brinquedos, e produção de giz criativo. Essas práticas buscam ampliar as abordagens pedagógicas e integrar a natureza no cotidiano das crianças.
Simone Veloso, professora do CMEI Maria Gorete, no bairro Dom Avelar, destacou a importância da formação: “estamos aqui no Parque em contato com a natureza, resgatando vivências da nossa infância para oportunizar às crianças um contato direto e frequente com a natureza. Essa experiência nos permite perceber melhor o valor do momento”. A iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), reforça o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças, promovendo uma educação mais conectada com a vida e a natureza.