A Prefeitura de Petrolina anunciou investimentos na rede municipal de ensino em comemoração ao Dia dos Professores. O município conta com mais de 3 mil professores e 57 mil alunos. Entre as ações da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) estão a formação continuada através da Escola do Saber e o reajuste salarial dos professores. A gestão também realizou concurso público para a área e implementou melhorias na infraestrutura das escolas e creches.
O prêmio “Incentivo Escola Campeã” foi criado para reconhecer os profissionais que contribuíram com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Também foi implantada a aula-atividade e o pagamento do terço de férias dos professores, incluindo o retroativo dos últimos cinco anos.
Em depoimento, a professora Camila Araújo, da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Monsenhor Bernardino, mencionou a estabilidade profissional proporcionada pelo concurso público. Já a professora Rosymarilethe Ribeiro, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), falou sobre a inclusão de alunos.
Ou fala bem ou sofre perseguição. Só propaganda. Quanto mais pobres os professores ficaram sem receber a fios o 1/3 de férias durante anos, uma verdadeira ilegalidade. A escola do saber, desconhecendo a realidade da sala de aula, chega com uma doutrina boba, que para quase nada se aproveita. Não passa de um agasalho para os amigos fo rei e fugitivos da sala de aula. E a madame que localiza os professores na SEDUCE, outra fugitiva da sala de aula, certamente mais uma protegidinha de vereador, trata o professor como escória, com deboche e arrogância. Triste dia para o professor, perseguido pela própria secretaria, com raríssimas exceções, fazendo justiça a alguns poucos servidores que a integram.