A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina iniciou a segunda etapa do Censo Escolar referente ao ano de 2022. Nessa fase da pesquisa estatística, secretários escolares e técnicos do setor da pasta respondem formulários eletrônicos no sistema Educacenso, do Ministério da Educação (MEC), sobre informações referentes ao rendimento e ao movimento dos alunos, desde que tenham sido declaradas na primeira etapa da pesquisa estatística – Matrícula Inicial. A coleta de dados vai até 17 de março.
O rendimento do estudante consiste nas informações referentes à condição de aprovado ou reprovado. Já os dados sobre movimento englobam as seguintes situações: ‘transferido’, ‘deixou de frequentar’ ou ‘falecido’. Dessa forma, as escolas do país deverão preencher as informações sobre o alcance ou não dos requisitos de aproveitamento escolar e de frequência dos estudantes declarados na primeira etapa da pesquisa. Toda a equipe responsável pelo abastecimento dos dados passou por uma capacitação para que a apuração dos dados seja feita com precisão.
A primeira etapa do Censo Escolar 2022 encerrou no dia 1º de agosto do ano passado, quando foram coletadas informações sobre o quantitativo de alunos, dados de professores e gestores, bem como dados sobre o funcionamento das instituições. De acordo com a secretária Executiva de Gestão de Rede, Auxiliadora Freire, é importante inserir de forma correta no sistema os dados coletados, pois todas as informações são consolidadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos principais indicadores educacionais do país.
“É preciso relatar toda a movimentação do aluno. Cada atividade deve ser explicada em detalhes pelo profissional que for alimentar o sistema. A coleta dos dados é fundamental para que a SEDUCE e o Ministério da Educação possa compreender a situação educacional do município e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Todas as informações obtidas interferem de forma direta no valor das verbas enviadas ao município e na forma de aplicá-las, além de facilitar no desenvolvimento de projetos na área da Educação“, explicou Auxiliadora.