Petrolina concorrerá em três categorias na 6ª edição do ‘Prefeito Amigo da Criança’

por Carlos Britto // 12 de março de 2020 às 21:05

(Foto: Ascom PMP/Divulgação)

O município de Petrolina concorrerá este ano em três categorias de premiações na 6ª edição do Programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ (PPAC). O evento está marcado para o próximo dia 1º de julho, em Brasília (DF).

As categorias pelas quais Petrolina está na disputa são o Selo Prefeito Amigo da Criança (para gestores que cumpriram com todos os compromissos assumidos), prêmio de Destaque Nacional (para gestores que de fato consolidaram as políticas voltadas para crianças e adolescentes de forma estruturante) e o prêmio de Boas Práticas (para prefeitos que desenvolveram em sua gestão uma iniciativa ou programa com excelência prática ou inovadora).

O programa foi criado pela Fundação Abrinq em 1996 e, na edição 2020, contou com a adesão de 2.346 municípios brasileiros, dos quais 418 cumpriram todas as etapas até agora. No Nordeste, o total de municípios que aderiram ao programa Prefeito Amigo da Criança foi de 863. No entanto, apenas 128 cumpriram todas as etapas – entre eles está Petrolina.

O PPAC tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos(as) e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao realizar a adesão ao programa, os gestores municipais se comprometem a priorizar crianças e adolescentes em seus mandatos, fortalecer os Conselhos, ampliar os mecanismos de transparência, entre outras ações.

‘Vovô Amigo’

O programa que ganhou destaque na gestão e foi o escolhido para concorrer ao Prêmio de Boas Práticas foi o ‘Vovô Amigo’ (foto), que abrange diversas pastas da administração (Secretaria de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social), cujo objetivo é incentivar um melhor relacionamento entre as gerações, a fim de educar e conscientizar as crianças sobre a violência contra a pessoa idosa. Petrolina já recebeu duas visitas técnicas da equipe da Fundação Abrinq para conhecer a gestão municipal, os principais serviços e programas voltados às crianças e adolescentes.

Na última visita, realizada entre os dias 9 e 11, os técnicos da Fundação Abrinq, Sérgio Cavalcanti e Augusto Guimarães, participaram de uma agenda intensiva que incluiu visitas aos diversos órgãos públicos municipais, como CRAS do José e Maria, CREAS, CMDDCA, Promotoria da Infância, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, UBS, além de participar de reuniões com o prefeito Miguel Coelho, com o Conselho de Saúde e participação em debates feitos em mesa redonda com todos os profissionais envolvidos no programa. Além disso, os técnicos também foram recepcionados com uma apresentação especial do Vovô Amigo na creche Santa Luzia de Marillac, onde puderam entender de perto o impacto do programa no que diz respeito ao fortalecimento de vínculo familiar, o respeito a pessoa idosa e os benefícios das historinhas na aprendizagem e desenvolvimento de leitura das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários