O vereador Geraldo da Acerola (PT/foto) não escondeu a satisfação em ver aprovado ontem (1), na Casa Plínio Amorim, um projeto de lei de sua autoria, instituindo a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose.
Pelo projeto, a prefeitura fica autorizada a viabilizar parcerias com universidades, associações e conselhos representativos, além de entidades privadas, no intuito de desenvolver atividades alusivas ao tema. Segundo Geraldo, a verminose ainda é um problema mundial, que somente no Brasil atinge cerca de 90% da população.
Apesar dos índices alarmantes, ele lembra que é a doença menos diagnosticada devido à desinformação das pessoas. O vereador ressalta que medidas básicas do poder público poderiam reduzir bastante esses índices, a exemplo de saneamento, controle da água consumida pela população, inspeções em lixões e cozinhas de restaurantes, assistência em postos de saúde e distribuição de vermífugos (entre outras).
A verminose existe por falta do saneamento, então, resolvendo o saneamento, a pavimentação, resolvemos não só o controle da verminose, como outras doenças as quais as crianças são acometidas. Bom seria o empenho no tocante ao saneamento básico dos bairros, que hoje é uma vergonha em Petrolina.
O saneamento básico é absolutamente necessário, mas só iremos erradicar a verminose, quando os médicos se interessarem pelo assunto e souberem diagnosticar e tratar a verminose. 95% da classe médica não entende nada de verminose.