Petrolina divulga 1º Boletim Epidemiológico de Acidentes por Animais Peçonhentos

por Carlos Britto // 29 de maio de 2024 às 11:28

Foto: Ascom PMP

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o primeiro Boletim Epidemiológico de Acidentes por Animais Peçonhentos, destacando a diversidade da fauna local e a incidência de acidentes envolvendo serpentes, aranhas, lagartas, escorpiões e abelhas.

Entre 2018 e 2023, foram registrados 2.792 atendimentos a vítimas desses incidentes. Em 2023, houve um aumento nas notificações de acidentes causados por serpentes, aranhas e abelhas, e uma redução nos acidentes com escorpiões. A faixa etária mais afetada é a dos 16 aos 45 anos, considerada a faixa produtiva, seguida pela faixa de 0 a 10 anos, que é particularmente vulnerável.

Os acidentes são classificados pelo Ministério da Saúde em “leves”, “moderados” e “graves”, com exceção dos causados por corais verdadeiras, que são sempre considerados graves. Em 2023, 87% dos acidentes foram leves, 10% moderados e 3% graves, com os acidentes por serpentes representando a maioria dos casos graves (78%).

Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Ações de prevenção e conscientização

A Secretaria de Saúde destaca a importância do conhecimento sobre os animais peçonhentos da região e os primeiros socorros em caso de picadas ou ferroadas. A resposta rápida e eficaz pode minimizar complicações.

Entre as medidas de prevenção recomendadas estão:

  • Usar calçados fechados ao caminhar em áreas rurais e urbanas.
  • Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los.
  • Manter ambientes limpos, evitando acúmulo de entulhos em quintais e celeiros.

Campanhas de conscientização serão realizadas para prevenir e manejar corretamente situações de risco, reforçando a importância da participação ativa da população na prevenção de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários