Petrolina e a maior crise institucional de sua história

por Carlos Britto // 17 de julho de 2014 às 07:00

Prefeitura2Petrolina passa pela maior crise institucional e política da sua história. Agora a cidade não tem prefeito, vice prefeito e é governada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal. Aliás, um presidente/prefeito abandonado por todo o primeiro escalão da prefeitura.

Em concorrida entrevista coletiva, os senhores secretários comunicavam que entregavam os seus cargos, emocionadamente, em solidariedade a dois colegas que foram afastados pelo prefeito interino, Osório Siqueira (PSB).

Como assim, em solidariedade? O prefeito interino não tem direito de escolher com quem vai trabalhar? E a solidariedade à comunidade, que precisa dos serviços? Ao cidadão que paga imposto? aliás, imposto extorsivo é o que fizeram de maior lembrança pela população, com aumentos gigantes e absurdos no IPTU, so para citar apenas esse.

Antigamente o compromisso profissional era com a cidade, hoje é com grupo político. Um secretário graduado me disse que estavam saindo porque o prefeito interino Osório Siqueira não cumpriu o acordo que fizeram antes. Que raio de acordo foi esse?

Quer dizer que fizeram um acordo para que Osório assumisse? pelo bem de quem? Que eu saiba o vice-prefeito Guilherme Coelho (PSDB) não assumiu porque quis ser candidato a deputado. Quem tinha que assumir era ele, que foi eleito e ganha para isso.Se um vice não assume quando o prefeito não está apto, porque estamos pagando o seu salário?

E esse acordo? Se Osório não aceitasse o acordo, teria que viajar ou adoecer para que assumisse o procurador geral?

Petrolina precisa parar de fingir que algo muito grave não está acontecendo, porque está.

Tem muita gente pensando em si, e nada na cidade. O próprio prefeito interino sofreu essa debandada exatamente porque o grupo de Julio Lossio achou que ele estaria beneficiando a oposição. Já a oposição andava às turras com Osório porque esperava uma atitude firme em afastar a célula que comanda o Governo Lossio e ele resistia.

No fim, todos só estão pensando em sua sobrevivência politica, financeira ou algo que o valha. Ninguem esta pensando na cidade, que esta abandonada. A-B-A-N-D-O-N-A-D-A.

Mudamos muito, uns torcem para o prefeito não voltar e outros fazem disso um circo ou um espetáculo panfletário para lucrar midiaticamente. Todos vêm isso, mas ficou normal demais para o constrangimento. Estamos perdendo os valores.

Por toda parte da cidade tem lixo, cerca caída, meios fios quebrados e uma cara de terra sem dono. O importante agora é vender tudo, lucrar, benefícios pessoais e enriquecimento a olhos vistos.

Petrolina precisa voltar ao trabalho, a ser amada, principalmente por quem tem uma procuração da comunidade para falar por ela. Prefeito, vice, deputados, senadores, governadores….É difícil conviver com a miudeza quando nos acostumamos a crescimento e prosperidade.

A cidade não pode mais aceitar viver sofrendo na vida real e mentindo na propaganda oficial ou nos discursos dos agentes públicos. Chega dos mentirosos nas redes sociais que defendem os empregos em troca dos favores e fazem da agressão a arma para justificarem a própria incompetência…chega dos presidentes de associação que recebem dos políticos para defendê-los, traindo o povo que acreditou nele, enquanto a lama está na rua e falta da energia, da escola, dos remédios ao medico em seu bairro…..

Chega de acordos políticos convenientes, pelos quais se jura amor eterno em um dia e, com interesses contrariados, o sentimento virar aversão na velocidade de um raio.

Passou da hora de acabar com a baderna, com o achincalhamento das instituições, do ‘assassinato’ de reputações e o empobrecimento político da cidade. Abre os olhos, Petrolina. Estão pisoteando tua bandeira e tripudiando em tua honra.

Petrolina e a maior crise institucional de sua história

  1. JOSE ANTONIO disse:

    SEM QUERER ENTRAR EM POLÊMICA, MAS, OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO NÃO GRITAVAM EM BOM SOM NA CÂMARA QUE A MAIORIA DOS SECRETÁRIOS ATUAIS ERAM INCOMPETENTES? EIS AÍ UMA GRANDE CHANCE DE COLOCAR PESSOAS QUE REALMENTE SOMEM E NÃO SUBTRAIAM. OU SERÁ QUE ERA SÓ FALÁCIA? ABÇ. A TODOS!

  2. Maria disse:

    APLAUSOS PELO ARTIGO!
    Agora, sabe quem é o culpado disso tudo? O Eleitor! Principalmente aquele eleitor esclarecido, alfabetizado, graduado e até doutorado, a famosa “elite”, pois foi ela que colocou um representante na prefeitura encabeçado por um líder político arcaico, com vícios da velha política e egocêntrico. Dou os parabéns para esse eleitor que além de burro é submisso as velhas práticas da política da pior espécie.

  3. Annanda Leite disse:

    Excelente posicionamento, não entendo como as coisas na cidade chegaram e esse ponto e muitos da população só esperam por festas e comemorações. É policia federal investigando, prefeito que se afasta, vice que corre também por interesses políticos que a seu próprio ver, são melhores, e haja historia. Espero que a consciencia da população comece com mudança a partir desse ano nas urnas, sabendo a quem escolher e que esse raciocínio logico se estenda para as próximas eleições. Porque pode não existir politico perfeito, as com certeza existem os que são mais comprometido com o trabalho pra qual são eleitos.

  4. Watergate disse:

    Osório, aproveite a deixa e mande esses sanguessugas pro inferno.
    São todos reconhecidamente incompetentes e não farão falta alguma.
    Você, em 1 ou 2 dias de governo, fez mais que Julio Lossio em 7 anos. Colocou ar condicionado nas escolas e será sempre lembrado por isso.
    Agora você tem 60 dias, da pra dar um choque de gestão. Cerque-se de pessoas COMPETENTES e que visem a cidade e não o próprio bolso como essa quadrilha que ai estava.

    1. Fabio Porto disse:

      Miséria pouca é bobagem. Bem feito para a cidade que deixou a cidade nas mãos de um prefeito desses e de um vice que deixa a cidade ao léo para pensar em uma candidatura. Os dois últimos comentários estão perfeitos.

  5. Situação. disse:

    A prefeitura é do povo….. o sr Osório está certo de colocar o secretário de finanças de de sua confiança, isso é natura Esse que pediram demissão não tem compromisso com nossa cidade.

  6. Cecília disse:

    Carlos Britto, realmente nós que somos da cidade ficamos chocados com a” infantil malandragem ” destes secretários! !!!
    Por outro lado se analisarmos, trata-se de cargo de confiança que eles não são da confiança nem do interino e nem do povo, pois nada fizeram para a cidade ao longo destes anos!
    Entregaram por não tem compromisso, então agora é colocar gente de confiança e com competência para tocar a cidade e que ela sai da inércia que vive…
    temos um grupo que ama esta terra e todos nós sabemos disso!… por isso ela cresceu tanto! por isso estes forasteiros vieram atras de dias melhores nesta Petrolina…. senão estariam nos seus lugares de origem!!!!
    então Osório, temos convicção que nosso direito é bom, e vc fará tudo de bom para aguardar a nova gestão que se instalará em agosto , para mudar a cara de Petrolina, esta cidade que tanto chora a ausência de pessoas comprometidas não com seus bolsos, com sabedorias, , mas com seu desenvolvimento!
    Boa sorte nas indicações! e excelente governo até o retorno de FBCF !.

  7. jurema........... disse:

    esses secretarios se acham..eles pensam que são insubstituiveis…se estao achando ruim……entao porque guilherme que é vice nao aceitou….nada contra ulio agora a equipe dele..só bomba…..dr melhoras…primeira dama nao se deixe levar pelos seus secretaros………..osorio foi ser prefeito pq seu vice nao aceitou……….

  8. Cesar disse:

    Excelente avaliação carlos Britto. Parabéns

  9. Cida disse:

    Exatamente isso, belo artigo

  10. Paulo André disse:

    Como petrolinense me envergonho dessa verdadeira aberração que esta acontecendo. Petrolina precisa encontrar o caminho de volta

  11. Gabi disse:

    Não vi muita diferença do que estava antes quando Lóssio estava como Prefeito e agora que a Prefeitura está abandonada. A cidade continua largada e cheia de problemas.

  12. Odair disse:

    Finalmente alguém com uma lucidês para explicar esse caos que a cidade vive, valeu brito

  13. Lucio disse:

    Muito bom, parabéns ao blogueiro

  14. Miria disse:

    Excelente artigo. Deu um show Carlos

  15. Pedro disse:

    O artigo primeiro da Constituição determina que “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”
    Quem não coloca o interesse do povo à frente engana, mente, prevarica e deve ser afastado.
    A emoção burra que tomou conta dos secretários de Petrolina mostra a fragilidade do seu líder político.
    Saúde e vida longa a Julio Lossio; morte à esta administração!

    1. gestor ambiental disse:

      parabéns ao Carlos Britto pelo artigo! Infeliz aqueles que os corruptos os conduz, daqui a pouco estão em um tonél de m..só com o nariz de fora pedindo a deus para não fazer maré, pra não morrerem afogados.

  16. Robson disse:

    Um texto sensato. Muito bom

  17. Cinara Marques disse:

    Os dois lados erraram. A cidade ficou em segundo plano para ambos….

  18. Batista disse:

    Daqui a pouco Dr Julio tá voltando pra acabar com a alegria dos desavisados,hihihihihihihih Tou louco pra ver a cara desse povo de novo, hihihihihihi

  19. Irineu Souza disse:

    Carlos B. já esta cheio dos políticos e desses comentaristas do blog agressivos e malandros tambem .Ele deve ter ficado com repudio desse tipo de gente mau caráter.Foi um desabafo em que ele estava querendo falar há muito tempo.

  20. Leonardo disse:

    É isso que dá fazer politicagem.

  21. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    QUEM TRAIU QUEM MESMO?NA VERDADE ESSE POVO DA TURMA DO CONTRA ESTÃO SEMPRE DANDO UM JEITO DE ARRUMAR CULPADOS POR SEUS PRÓPRIOS ERROS GROTESCOS,PORQUE PERDER ALIADOS COMO OSVALDO,GUILHERME,PÉRSIO,JARBAS,RAUL E TANTOS OUTROS É FALTA DE COMPETÊNCIA ARTICULADORA.
    PERGUNTAR NÃO OFENDE:ESSA TURMA DO CONTRA TERÃO CANDIDATOS A DEPUTADOS?

  22. PAULO SOUSA disse:

    Parabéns pelo texto blogueiro!
    Você é líder em blog por isso.

  23. Manoel Delmir pereira dos santos disse:

    Parabéns pelo Texto. Sou de Juazeiro onde vivemos um caos de acordo com a minha ótica. O que precisa acabar no Brasil é esta relação incestuosa entre Vereadores e Prefeito, cada um tomar seu assento e cuidar das suas obrigações de acordo com a Lei. Vereador líder do Prefeito na câmara? e onde fica o poder dele de fiscalizar o Executivo?

  24. Irineu Souza disse:

    Amigo Carlos B., sei que você já esta cansado dessa politica e desses comentaristas inescrupulosos que vivem a denegrir a imagem alheia. Amigo , são ossos do oficio ter que suportar essas maledicências .Aguente firme e forte , sei que você é homem idoneo e bom caráter, e chegou no seu limite com seu blog. Não desista nunca de seu oficio pois você representa o que de melhor tem no ser humano , que é o seu caráter. Tudo isso que você tem que aguentar são ossos do seu oficio , caro amigo.

    1. Modesto disse:

      Irineu Souza ,você resumiu todo o texto do que Carlos Britto quis dizer. Realmente ler o que esses comentaristas inescrupulosos colocam , tira minha fome.

  25. Helton Freire disse:

    Cecília, entendi que chamou de “forasteiros” os sanguessugas que estavam a MAL administrar a nossa cidade, sim “NOSSA”‘, porque independente da naturalidade, quem aqui chegou e veio para ajudar esta cidade abençoada a desenvolver e atingir o patamar de destaque no cenário estadual, nacional e internacional, foram em sua maioria imigrantes de outras cidades e estados brasileiros, agora generalizar dizendo: “por isso estes forasteiros vieram atras de dias melhores nesta Petrolina…. senão estariam nos seus lugares de origem!!!!” Você generalizou as pessoas que aqui chegaram, fincaram raízes, contribuíram e contribuem para o desenvolvimento desta “cidade maravilhosa”. Agora percebo um grande fundo político no vosso comentário e que tenta utilizar este canal para enaltecer quem já abandonou mandatos pela metade apenas para benefício político próprio. Vamos aproveitar e solicitar nova eleição e expurgar toda essa corja de incompetentes.

  26. mara disse:

    A que ponto Petrolina chegou? mas também o prefeito esta fazendo pouca falta porque a cidade esta a jogada faz tempo. Osório aproveita e mostra que e possível ser melhor.

  27. Dayl disse:

    Nossa…

    Não sou nordestino, gostaria de ter sido e amo muito Petrolina. Hoje não moro mais na cidade e fico tremendamente triste em saber em que estado ela chegou. Espero que a competência reine e que a cidade prospere.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários