É mais perigoso andar de moto no interior de Pernambuco que na Região Metropolitana do Recife. Esta constatação foi feita pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Violência e Saúde (Leves) da Fiocruz Pernambuco, que compararam a relação entre o número de acidentes fatais por motocicletas e o número de habitantes por município. O resultado faz parte de uma pesquisa que está sendo realizada pelo Leves/Fiocruz PE sobre a distribuição espacial de acidentes com motos ocorridos no estado. São consideradas zonas críticas pelos estudiosos os municípios pernambucanos de Ouricuri, Trindade e Ipubi, no Sertão; Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi e Betânia; na região do Sertão do Pajeú; Petrolina, Afrânio e Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco; e Brejo, Tacaimbó, São Caetano, Saloá e Bom Conselho, no Agreste.
Petrolina e cidades do Sertão entre as cidades líderes em acidentes de moto
por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2009 às 22:58
Em Petrolina está impossível trafegar sem encontrar uma moto lhe cortando o caminho, lhe ultrapassando pela direita, pela esquerda, um inferno. As autoridades compententes ao inves de se combater esta epidemia, ficam incentifando o aparecimento de mais motos, com a irresponsabilidade de regulamentar este tipo de transporte nada confiável.
Andar de moto realmente é muito perigoso.
Mas a grande maioria dos acidentes que ocorrem com motos é mera imprudencia dos pilotos.
O problema não é o mototaxi, mas sim o exagero nas manobras por parte dos motoqueiros e motociclistas.
É preciso mais conscientização por parte de cada um.
Será se não seria possível se criarem motovias? Seria utopia?
Com os preços baixos das “motos” chinesas, muitos ciclistas viraram motociclistas, mas continuam agindo na categoria antiga: não respeitam o trânsito! Dirigir, hoje em Petrolina, é um verdadeiro caos, com as motoqueiros dos dois lados do carro, ultrapassando em zigue-zague, alta velocidade,etc. Falta punição: uma multa de 300,00 dói na parte mais sensível do corpo: o bolso, aí o cara aprende!!!!
Dirijo há muitos anos em Petrolina e nunca vi uma situação como a que hoje nos deparamos no trânsito. Você não sabe por onde virá um motociclista (principalmente mototaxistas). Estes na necessidade de ganharem o pão diário, se arriscam e põem em risco a vida dos seus clientes e de quem não tem nada com isso: os pedestres e motoristas.
Não sei se será regulamentado o serviço de mototáxi, haja vista ser um serviço de competência do governo federal e não de muitos que estão prometendo regularizá-lo. Mas, que deve haver uma severa punição para os infratores, isso deve, não podemos continuar vendo pessoas morrerem atropeladas, jogadas embaixo de veículos e acharmos que isso é normal. Cadê os órgãos competentes para fiscalizar e punir os infratores???????