Petrolina e Juazeiro, as duas principais cidades do Vale do São Francisco, podem ganhar ainda este ano serviços de Internet através de fibra ótica. A informação foi repassada pelo vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, ontem (13) à noite, durante o lançamento do novo projeto gráfico do Diário da Região.
Domingos e o prefeito Júlio Lóssio estiveram, semana passada, no Recife com o presidente e a superintendente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), respectivamente Frederico Montenegro e Márcia Lira.
Os dois tomaram conhecimento de um projeto aprovado pelo Ministério de Ciências e Tecnologia sobre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que inclui Petrolina e Juazeiro a serem contempladas com cabos de fibra ótica para transmissão de dados pela Internet.
Para se ter uma idéia, o acesso à rede mundial de computadores é dez vezes mais rápido que o sistema atual. Dá, por exemplo, para baixar vídeos pesados sem perder a qualidade e com um tempo de espera muito menor. Os cabos de fibra ótica serão implantados na Ponte Presidente Dutra, beneficiando as duas cidades.
Mas quando estiver funcionando, o sistema vai interligar apenas as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, a exemplo de universidades, prefeitura e órgãos como Embrapa. Num segundo momento a fibra ótica vai contemplar usuários de empresas privadas e escolas.
Nesta quinta (16), dois diretores do Ministério de Ciências e Tecnologia estarão em Petrolina para dar detalhes do sistema à primeira leva de contemplados. “Eles vão apresentar o projeto e já licitar a empresa que vai implantar os cabos. Nossas expectativas são de que ainda esse ano possamos viabilizar o projeto”, afirmou o vice-prefeito.
O interessante é que as pessoas desse blog só comentam coisas ruins, vamos discutir também as coisas boas como esse grande incentivo na tecnologia para Petrolina.
tai outra ajuda chegando e essa turma da prefeitura tirando onda….
depois ainda vao dizer que o estado-eduardo nao ajuda eles…
se pedirem a fbc chega mais coisa!
so pra lembrar o ministro de ciencias e tecnologia e do psb de fernando,viu??…o trabalho valoriza o mhomem ja dizia seu paulo coelho!parabens ao governo do estado.
Espero que seja verdade. Mas meu instinto me diz que isso é obra pra 10 anos. Lula e Eduardo é rápido pra fazer obra “em” Recife. Mas aqui ele deixa muito a desejar. Saudações aos alienados lulistas.
Porquê não liberar para todos: universidades, prefeitura e órgãos como Embrapa, empresas privadas, escolas e usuários doméstico?
Eita! Mas gostam de fazer as coisa por parcela!
Mas de qualquer forma, Parabéns ao Governo do Estado! (conforme a informação do sr. Hedio, esta tecnologia está vindo através do Governo do Estado).
Que ótima noticia para Juazeiro.
empresa publica só faz gastar dinheiro publico,a fibra otica
seria boa para as empresas privadas que sustentam os
governos.Pensem nisso.
Esse negócio de internet privativa já se foi há muito tempo. Para instituto de pesquisa? Pesquisar o quê? bobagens.
Prefeitura, Embrapa…
Tem que botar internet com fibra ótica é para o povão. Nós que sustentamos tudo aí. É nóis que paga tudo.
Tem que gastar nosso dinheiro é com nóis mesmo.
Se antes, os servidores públicos passavam o dia na internet, mesmo com a péssima qualidade de acesso.. agora então rssss de qualquer forma, é bem vinda a tecnologia a nossa região. Eduardo Campos deve estar enfurecido por saber que Petrolina vai ser contemplada.
Vamos colocar regras Fernando,existe,funcionários públicos atuante,responsável,que não existe tempo livre para ficar perdendo tempo.
À Rita: “pesquisar o que?” — Com o tamanho do seu pensamento, você deve ser uma dessas servidoras que o Fernando falou…
Estou vendo essa noticia em 2014…HAHA 6 anos e nada de resolver o problema da internet em petrolina. Enquanto isso eu me viro com minha net de 5mbs na teoria e 0,5 / 1,0 na pratica. Alem das quedas constantes e claro..Saudades da época que eu morava em João Pessoa e tinha internet da net de 3mbs que dava uma surra nessa minha.
Hoje sao 11 de abril de 2016 e onde anda essa tal de fibra otica que nao chegou aquk em juazeiro eita lugazinho atrasado esse to por ver.