Petrolina e Recife terão quase 160 vagas em residência médica, uni e multiprofissional

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2023 às 10:31

Foto: Blog do Carlos Britto

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) publicou os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024. Neste ano, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.102 vagas, distribuídas em 3.157 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em todo o Brasil. Para Pernambuco, estão sendo oferecidas cerca de 160 oportunidades em instituições de Recife e Petrolina.

Ao todo, são diversos programas de 114 instituições que aderiram ao Enare. Em Pernambuco, as opções para realizar a residência são o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/EBSERH), no Recife, e o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/EBSERH), em Petrolina.

O presidente da EBSERH, Arthur Chioro, destacou que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela EBSERH, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comentou o dirigente da estatal responsável pelo certame.

Para a residência médica, as oportunidades estão distribuídas nas duas cidades, sendo 125 vagas para Recife e outras 18 em Petrolina. Já as ofertas de residência multiprofissional estão concentradas na cidade do Recife e totalizam 20 oportunidades em diversas áreas (veja relação completa aqui). A banca organizadora do certame é o Instituto AOCP. O valor das inscrições é de R$ 310,00 (área médica) e R$ 195,00 (uni e multiprofissional).

Como se inscrever

O período para inscrição vai até 14 de setembro de 2023. A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e cidades polos em 29 de outubro. Mais informações sobre a quarta Edição do Enare estão disponíveis nos editais Residência Médica e Residências Uni e Multiprofissional.

Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu. Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, seleciona o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

Histórico

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede EBSERH/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas. Os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site do Enare.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários