Petrolina empobrece politicamente

por Carlos Britto // 13 de junho de 2011 às 06:00

Petrolina ficou conhecida e reconhecida, através da frase antológica do Monsenhor Angelo Samapaio, como “A Terra dos Impossíveis” pelas possibilidades de ser grande, de pensar grande, de buscar e realizar.

A frase, que não deveria ser aplicada a utopia ou a provincianismos, teima em vir à tona em momentos dantescos.

Esta semana, às vésperas da tradicional Jecana da cidade, a luta do radialista Carlos Augusto para realizar a festa foi usada como trampolim político sem o menor constrangimento.

Buscando receber o patrocínio do governo do Estado de Pernambuco, Carlos Augusto revelava apreensão com a demora da liberação. Imediatamente o deputado Estadual Adalberto Cavalcanti, vai às rádios, e como um ‘Robin Hood’ pós-moderno, oferece um cheque pessoal seu (no valor de R$ 40 mil) como garantia, caso o governador não honrasse com a palavra.

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB) também saca sua frase de efeito e dispara heroicamente: “Se o Governo do Estado não pagar o que prometeu eu pago o dobro o valor”.

Vamos aos fatos:

Pegou mal para o deputado Adalberto Cavalcanti garantir pelo governador. Primeiro porque o governo do estado diz que paga por evento que aconteceu, e não por antecipação.

Depois, quando o deputado mostra sua força financeira parece esquecer os preceitos básicos da boa etiqueta em uma exposição desnecessária.

Aliás, só se deve ser aliado de quem acreditamos que cumpre palavra e só essa palavra deveria valer. Ao menos pra quem é aliado de luta e de fé.

Será mesmo que o governador do estado precisa que um deputado estadual dê um cheque pessoal para que ele cumpra a palavra?

Já o prefeito agora vive devolvendo a afronta que recebeu do governador, expondo uma ferida que, parece, não cicatrizou.

Quando diz que dobra o valor do patrocínio sem qualquer critério, fala com verdade e convicção, afinal o dinheiro é nosso e não dele e, sendo assim, é fácil demais atirar com a pólvora dos outros. Ou seja, o nosso dinheiro.

Por outro lado, o que esperamos são ações eficientes e uma cidade mais bem cuidada do que o que vemos por aqui.

Bravatas e frases de efeitos seriam aceitas se a saúde funcionasse, se os buracos não existissem, se as praças e monumentos não estivessem largados e se a cidade não tivesse o aspecto de abandono que tem.

Uma administração que não licitou nem o lixo e nem a merenda escolar não pode ser exemplo de organização para nada nem pra ninguém.

O que fica mesmo é a luta de um radialista que promove uma festa grandiosa que, diga-se de passagem, deveria ser realizada pelo estado e pelo município, mas é feita por um homem que corre para que dê certo, que gere alegria, receita para uma gente que precisa e que tem ainda que aguentar ser usado como massa de manobra para quem quer apenas voto e reconhecimento.

Petrolina sempre contou com representantes comprometidos e com projetos e aspirações para o coletivo, de diversos partidos. Era a política com classe.

Hoje, ou a política mudou ou os personagens não têm o cacife para que sejam escalados como atores principais.

É isso aí.

Petrolina empobrece politicamente

  1. Marcos disse:

    esse Adalberto acha que pode comprar tudo com o seu dinheiro. Vá trabalhar Deputadoo.

  2. Eildo Coelho disse:

    como se de 2009 para trás a saúde em Petrolina fosse uma maravilha, e o que dizer da cozinha comunitária que foi costruida na cohab massangano, num total descaso com a coisa pública, o que diser de vários problemas que vêm sendo tornado públicos no Hospital Dom Malan/gestão IMIP, onde vidas de recém nascidos são ceifadas, mutilações entre outros, uma verdadeira brincadeira com a vida das pessoas, e porque se preocupar com relação a merenda escolar, quando era servido biscoiro com rapadura em gestão não muito distante, isso eu digo porque cheguei a trabalhar lá, e esse biscoito era comprado em uma empresa de Juazeiro. Quanto a monumentos, não é abandono, porque até pichação já foi limpada no monumento do contorno da boate tevo.

  3. DEOMIRO SANTOS disse:

    É realmente o Dep. Adalberto Cavalcanti fez uma demostração de força. Ele pensa que está em Afranio, ou seja, que esse metodo usado lá vai funcionar aqui, porque em tempos de eleição as pessoas diz abertamente que “só quem ganha eleição é quem tem dinheiro”. Então o Adalberto tem. Ele sempre fala dele na terceira pessoal – O Adalberto….. Aqui não é Afranio onde as pessoas tem medo do seu poderio econômico. Quer se aparecer fale com o Adalberto.

    O Julio Lóssio não tem ajudado os eventos no interior de Petrolina, somente a JECANA. O Jegue há muito tempo não promove o desenvolvimento. Quem promove são os caprinos e ovinos e a EXPOCAITITU foi retirada o apoio desde quando ele assumiu a Prefeitura.

  4. Murillo disse:

    Bela matéria!

  5. maria das graças disse:

    Embora não concorde com muita coisa que o blogueiro expõe, desta vez tenho que concordar… muito oportuno este artigo, era mesmo necessário que se falasse neste assunto com o mínimo da seriedade que ele merece, afinal de contas um cheque de 40 mil, uma oferta do dobro do valor, a mim pareceu que a Jecana estava em leilão, e a lógica do “quem paga mais” foi o que prevaleceu, infelizmente. Ficou super chato para Carlos Augusto no meio deste tiroteio, pra festa no geral que será lembrada não por sua tradição, mas pela disputa ridícula de Julio Lóssio e os alidados do PSB do queridão governador!!

  6. Lilia disse:

    Acho que politica de classe é atender o povo e se no meio do caminho conseguirmos tirar proveito, paciência. Mas sorrisos de cavalheiros, de familia nobre e obras faraônicas não caracteriza uma gestão competente. Essa tem suas limitações sim e não adinta colocarmos a culpa no apoio que não tem. Devemos continuar trabalhando, mesmo com o boicote dos politicos que que deveriam engrossar o caldo e tornar Petrolina a segunda cidade de Pernambuco.
    Fico olhando a cidade vizinha, a irmã Juazeiro. Em visita recente para p show de João Bosco, em homanagem a um filho rebelde, vi sim buracos de verdade. crateras em pleno centro comercial. Mato no meiofio de quase todas ruas, cidade com uma fedentina insuportável e de repente dei graças a Deus por morar em Petrolina.
    O prefeito está tentando há meses contratar médicos, com anuncios em jornais e poucos se apresentaram. A própria oposição foi reprovada na prova de seleção para gestores escolares…rsrsrs…adianta gritar que a gestão Lossio não funciona?

  7. Bom senso... disse:

    Nao tenho autorizacao para atacar e defender nenhum dos politicos aqui citados. …

    Mas me diga la… qual a diferenca entre uma bravata de um adalberto e de tantos outros que aqui existem ou existiram ???

    O tal Adalberto apenas prometeu o que era seu, do seu bolso…muitos outros durante muito tempo sobreviveram gracas aos recursos e dotacoes publicas !!! Sera que a populacao um dia vai acordar e entender que tem o sagrado direito de cobrar dos politicos tanto quanto cobramos dos demais ? Afinal, quem os emprega nos cargos de tal investidura ? Com salarios publicos diferenciados das massas que labutam anos para somar a fortuna que arrecadam em dias… Sempre pagos atraves de beneficios indiretos, diarias , passagens, gasto de saude reembolsado, auxilio paleto entre outros… Alguem pode me dizer quanto ganha um deputado estadual em PE ? Quanto dispoe de verba de gabinete para gastar ? Quantas passagens tira por mes ? Quantas viagens reliza sob expensas do erario publico ao ano ? Iguais ao Adalberto e aos “outros” temos muitos espalhados por esse candido e doce Brasil !!!

  8. Maria disse:

    Adianta sim gritar que ele é incompetente, incapaz de gerir qualquer coisa. Ele já devia ter sido posto no olho da rua da Prefeitura se tívessemos um povo educado politicamente e se tivessemos Vereadores que trabalhasse pelo e para o povo, mas infelizmente em Petrolina tudo é fachada, tudo é brincadeirinhas, se brinca que é político, se brinca que administra a cidade, se brinca de tudo. Nada é sério.

  9. lembrando disse:

    Um MORDE & ASSOPRA o governador e o outro que ser avalista
    do governo.

  10. De Olho na VERBA. disse:

    Se não for pedir muito, gostaria da prestação de contas do dinheiro,não importa quem patrocinou, trata-se de dinheiro arrecadado de impostos pagos, portanto R$ 40.000,00 e patrocinadores é um a boa grana.TRANSPARENCIA COM O DINHEIRO PUBLICO.

  11. Watergate disse:

    Depois da eleição do oculista cego seguida do coronel do doce de leite, o futuro político dessa região ficou sombrio.

  12. Desconstituidor de discurso disse:

    Vale lembrar que o Governo do Estado doou para Belém do São Francisco 150 mil, o que não é nada, dinheiro oriundo de todos os contribuintes pernambucanos. Em Caruaru e outras cidades que se localizam no verdadeiro Estado Pernambucano, que se estende de Recife até Arco-Verde, certamente, milhões da contribuição dos sertanejos foram gastos lá. O colunista foi sábio, faltou ser justo.

  13. OLHO ATENTO disse:

    MARIA DAS GRAÇAS !!!

    Concordo com vc, a jecana do capim deixa de ser uma atração para o público se distrair, pra ser palco de observação economica. qem paga mais é previlegiado, é caro amigo carlos augusto vc tem que administrar outra festa com muito cuidado por q se ñ acaba de vez com ela, vc viu que até as 13:00hs o público era muito infeiror ao anos anteriores. se chegou muita gente foi depois q sair de lá mas me pareceu uma festa inferior as outras. devido aos absurdos cometidos por patrocinadores. pareceu mesmo foi um leilão sua jecana, infelismente amigo.

  14. 2012 ESTÁ PERTO disse:

    EILDO COELHO!

    entendo todo esse seu desespero em torno de seu prefeito atual, sim poiso que virar em 2012 vc vai fazer a mesma coisa, defender como se defende ium prato de comida, pois fez prefeito anterior hoje cospe no prato de seu primo odacy amorim. ou vc ñ lembra mais?

  15. 2012 ESTÁ PERTO disse:

    EILDO COELHO!

    ONDE VC VAI DEPOIS DAÌ? QUEM SABE SÓ O TEMPO O DIRÁ.

  16. O LEGALZINHO disse:

    Em outras palavras: Saudades de GERALDO E OSWALDO COELHO, não abriam a boca para falar. Faziam primeiro, depois falavam…

  17. socorro gomes disse:

    Aí que saudade me dá, da Petrolina dos anos 80 até 98 que não existia perseguição, só trabalho e paz

  18. ANTONIO GONÇALO disse:

    Caro blogueiro:

    Belo artigo. Parabéns. Pensar grande é o que está faltando nesses dias em Petrolina.
    Duas atitudes que demonstram bem a visão de cada um dos póliticos envolvidos na discussão pobre.
    Um pensa que pode tudo com o dinheiro (pessoal).
    O outro pensa que pode usar indiscriminadamente o dinheiro do povo (público).
    Daí se ver que nenhum merece o posto que tem.

  19. marcos disse:

    o prefeito em ves de dobrar patrocinio dereia era liberar viaturas da saude que se encontram retidas na prf na serra da santaa quqse hummmmm ano.

  20. popo disse:

    Esse prefeito e ruim ate nas colocaçoes das palavras!!!! E muito fraco tem que aprender a ser Politico e deixar de lado o que o Governador vai fazer ou nao ele tem que mostrar pra que veio!!!!

  21. bom senso... disse:

    …Acho que politica de classe é atender o povo e se no meio do caminho conseguirmos tirar proveito, paciência…

    Sra. ou Srta. Lilia,

    Fazia tempo que nao lia algo tao inoportuno e descabido num blog como esse ….

    Como vc pode cobrar algo do mundo politico, prefeito, vereadores e deputados se julga ser pertinente tirar proveito da populacao que os elegem ???
    Como pode vc imaginar que a populacao ” aproveitada ” pode regir a o descaso de alguns que se julgam lideres por dipor de um dinheiro maior que os demais na sociedade ? Como tirar prvoveito de im povo que sequer tem a quem reclamar depois de uma cerimonia de posse em que a maioria dos politicos elitos se julgam donos dos mandato ??? Como se aproveitar de uma populacao cansada de assistir impunemente o descaso publico com a saude , a educacao e a seguranca da populacao ??? Por favor reveja seus conceitos cidadaos e de cidadania !!!!!

  22. fiona disse:

    Concordo plenamente com as colocações citadas. Adalberto quer de qualquer jeito se aparecer. Pense e analise bem: Você que é trabalhador, anda esbanjando seu dinheiro com facilidade dando aos outros? Cuidado Petrolinenses… atrás de tanta bondade vem depois o pagamento….Não se impressionem com esse homem bonzinho…

  23. Sonhador inveterado disse:

    A aprtir de quando o povo poderá votar com base na real capacidade dos administradores públicos e legisladores e nunca com base no que eles falam?
    Se a imprensa deixar de publicar as bravatas, as mentiras e os autoconfetes dos políticos, o povo passará a votar com base no que realmente eles realizam para o bem comum.

  24. Kelly disse:

    Parabéns pelo senso crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários