A Prefeitura de Petrolina decidiu encerrar, a partir desta segunda-feira (24), os atendimentos na Unidade de Suporte Pediátrica que estava funcionando de forma exclusiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lia Bezerra, no bairro José e Maria, zona norte da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida foi tomada em virtude da redução significativa da procura pelos atendimentos de crianças com sintomas gripais.
A unidade fez parte do plano de enfrentamento às doenças respiratórias em crianças, que contou, inicialmente, com duas UBSs com médicos especialistas em pediatria. O objetivo era diagnosticar e tratar os casos de infecção respiratória em crianças de 0 a 5 anos de forma precoce e, assim, evitar a procura por assistência médica hospitalar dos casos considerados leves. Essa ação permitia que as equipes hospitalares concentrassem seus esforços no tratamento de crianças com sintomas moderados e graves.
Ainda conforme a pasta, os atendimentos clínicos continuam sendo oferecidos nas UBSs município. Os pais e responsáveis podem se dirigir ao atendimento clínico nos 57 postos de saúde existentes em Petrolina. Na zona urbana, os atendimentos acontecem pela manhã e tarde; já na zona rural, o serviço é oferecido das 7h às 13h.